Nem mesmo as fortes chuvas que caíram no Recife e região metropolitana impediram os fiéis da Arquidiocese de Olinda e Recife de comparecer à abertura da Campanha da Fraternidade 2018, sediada na Fazenda da Esperança de Jaboatão, na tarde desta quarta-feira, 14 de fevereiro. A celebração eucarística de Cinzas marcou o início da Quaresma e foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e concelebrada pelo bispo emérito de Petrolina, dom Manoel dos Reis, e por membros do clero arquidiocesano.
Caravanas de paroquianos de Jaboatão dos Guararapes e região, representantes de pastorais, de comunidades, de movimentos, religiosos e voluntários foram recebidos pelos missionários da Fazenda da Esperança. Por causa da ameaça de chuva, a santa missa foi realizada no interior do refeitório da unidade e no pátio externo, boa parte do público acompanhou ao ar livre a celebração. Muitos fiéis atenderam ao apelo do arcebispo metropolitano e trouxeram doações de alimentos para os missionários que estão residindo na Fazenda da Esperança de Jaboatão. Na ocasião, o público presente também pode conhecer e adquirir os produtos da Fazenda da Esperança, elaborados pelos acolhidos, para ajudar no sustento da comunidade, como artesanato, biscoitos, lanches, livros, CD’s, mudas de plantas, cremes e cosméticos.
Ainda em construção, a 130ª unidade da Fazenda da Esperança encontra-se acolhendo um grupo de 14 missionários e voluntários desde o início deste mês, que estão visitando as paróquias da Arquidiocese para divulgar a proposta de tratamento para dependentes químicos da Comunidade Terapêutica. Ao escolher a Fazenda da Esperança de Jaboatão para o lançamento da Campanha, dom Fernando Saburido buscou evidenciar uma obra que contribui para a redução da violência, destacar o respeito à dignidade humana e valorizar a cultura de Paz. A Fazenda vem sendo construída há pouco mais de um ano pela Arquidiocese de Olinda e Recife e acolherá dependentes químicos para recuperação.
A Missa de Cinzas têm um significado especial para os católicos, pois assinala o período inicial da Quaresma, tempo de 40 dias de preparação para Páscoa do Senhor. Durante este tempo, a Igreja Católica convida os fiéis a intensificarem as orações, as penitências, o jejum, a meditação da palavra de Deus, a prática da caridade, buscando a conversão que é a vivência do Evangelho.
Ao convidar a sociedade para debater o tema da violência, a Igreja Católica e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) pretendem chamar a atenção para o fato de que, por trás de cada vítima, há um rosto, uma narrativa de vida, uma pessoa com potencial para viver, estudar, trabalhar, amar e que teve os seus direitos arrancados pela violência. A superação da violência inicia pelo respeito à dignidade da pessoa humana, em todas as etapas da existência. Ao optar por este tema – Superação da Violência – a CNBB propõe que toda a sociedade lance um olhar sobre a realidade, ilumine-a com a luz da palavra de Deus e do magistério da Igreja e adote uma atitude sobre a realidade, transformando-a. O lema da CF 2018, “Vós sois todos irmãos”, procura resgatar o sentido da fraternidade entre os povos, lembrando que a comunidade é formada por filhos e filhas de um mesmo Pai, iluminados pelo evangelho do Reino de Deus, convidados à não violência.
Antes de a missa ter início, foi exibido para o público presente um vídeo que reuniu iniciativas e projetos no território da Arquidiocese que contribuem para a superação da violência. Na homilia, dom Fernando alertou que os sinais litúrgicos de despojamento desta época servem para nos recordar que esta é a quaresma do ano do laicato. “Que as cinzas que iremos receber nos recordem que tudo é passageiro na vida e que precisamos acolher a palavra e vivê-la com intensidade”, concluiu o metropolita. As cinzas foram abençoadas por dom Fernando e em seguida, o clero ungiu a fronte do povo de Deus, simbolizando que o povo de Deus veio do pó e ao pó retornará.
Antes da bênção final, dom Fernando fez agradecimentos às autoridades e fiéis presentes. O vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Ricardo Valois, compareceu representando o prefeito Anderson Ferreira. Os missionários e o coordenador da Fazenda da Esperança de Jaboatão, Edson André Ramos, expressaram a sua gratidão às comunidades e paróquias que vêm acolhendo e oferecendo apoio ao grupo.
Histórico da Campanha da Fraternidade e gesto concreto – A Campanha da Fraternidade existe apenas no Brasil e o seu conceito surgiu na Arquidiocese de Natal (Rio Grande do Norte), no episcopado de Dom Eugênio Sales, então arcebispo de Natal, no ano de 1962, na cidade de Nísia Floresta. Desde o seu surgimento, o objetivo da Campanha da Fraternidade é estimular a ação evangelizadora e social. Após aprovação no Concílio Vaticano II, a Campanha da Fraternidade foi estendida para todas as dioceses do Brasil, a partir do ano de 1964.
O gesto concreto da CF se expressa na Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, neste ano, dia 25/03. A coleta acontece em âmbito nacional, em todas as igrejas católicas. Quando a campanha é ecumênica, envolve as comunidades cristãs. A arrecadação compõe o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e os Fundos Diocesanos de Solidariedade; 60% dos recursos são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana. Os 40% dos recursos restantes compõem o FNS que são revertidos para o fortalecimento da solidariedade entre as diferentes regiões do país.
Proposta da Fazenda da Esperança – O projeto da Fazenda da Esperança de Jaboatão prevê três casas com capacidade para 14 pessoas cada, além de um refeitório, salão de atividades manuais, quadra esportiva e uma capela. O terreno doado pelo município de Jaboatão tem uma área de 30 hectares, sendo que 1,5 mil metros de área construída. A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica com mais de 30 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos. Atualmente, a comunidade se encontra instalada em 15 países. Em Pernambuco, será a quarta unidade a ser construída e a 130ª unidade no mundo. Já funcionam uma em Caruaru e duas em Garanhuns. A Fazenda da Esperança de Jaboatão será inaugurada oficialmente em 1º de março.
Quem quiser ajudar na manutenção da Fazenda da Esperança de Jaboatão, doações são bem-vindas:
Banco do Brasil – agência 0934-3, conta corrente 73314-8, em nome da Obra Social Nossa Senhora da Glória –Fazenda da Esperança.
Informações: jaboataodosguararapes.m@fazenda.org.br ou (81)99887-0382/ 3271-4270
Endereço: Fazenda da Esperança de Jaboatão – Rua do Lazer, 306, Muribequinha, Jaboatão dos Guararapes (Entrar na rua Usina Jaboatão, 10, na PE 017).