ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE
Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo Metropolitano
CARTA PASTORAL
ao pastor e ovelhas do numeroso rebanho do Senhor,
na Paróquia Santo Antão, de Vitória de Santo Antão – PE
Concluída a Visita Pastoral nesta Paróquia Santo Antão, acontecida no período de 29 a 31 de julho de 2011, conforme determinam os cânones 396 a 398 do Código de Direito Canônico, gostaria, inicialmente, de saudar nosso querido irmão Pároco, Mons. Renato da Cunha Cavalcanti, e as autoridades que muito nos honraram com suas presenças: o Prefeito Municipal, Elias Lira, e demais autoridades que participaram do fraterno almoço no dia 30 de julho, na Casa Paroquial, e da Celebração Eucarística, na comunidade Lídia Queiroz. Saúdo, com entusiasmo, os leigos e leigas consagrados, as lideranças das pastorais, movimentos e associações das várias comunidades da paróquia e todo o querido povo de Deus. Sobre todos invoco as generosas e abundantes bênçãos do Senhor.
Nesta visita, contamos com a colaboração do Vigário Geral, Mons. José Albérico Bezerra de Almeida; Vigários Episcopais: Mons. Maurício Roberto Diniz Souza (Vitória), Mons. Josivaldo José Bezerra (Cabo), Mons. Sérgio Pereira da Silva (Recife Sul) e Frei Paulo Amâncio de Freitas, OFMCap. (Vida Religiosa e Consagrada); Pe. Josenildo Tavares Ferreira, OMI (Coordenador Arquidiocesano de Pastoral) e Pe. Moisés Ferreira de Lima (Vice-Chanceler); das Comissões Arquidiocesanas de Pastoral: Frei Rinaldo Pereira dos Santos, OFMCap (Educação e Cultura), Prof. Gustavo do Passo Castro (Laicato), Pe. Francisco de Assis Mota de Sousa, MSF (Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz),Pe. Luciano José Rodrigues Brito (Comunicação Social), Pe. Adriano José das Chagas (Vida e Família), Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ (Juventude), Raul Camelo Almeida (Animação Bíblico-Catequética); ainda o Diácono Mivacyr Meira Lima (Ecônomo), Dr. Arnaldo Miranda (Pastoral Carcerária), Jornalista Renata Gabrielle (PASCOM), Jucileide Santos (Secretária Executiva da Comissão Arquidiocesana de Pastoral), Vívian Santana da Silva (Secretária da CAP para a Caridade, a Justiça e a Paz), Mailson Jorge (Membro da equipe de articulação do setor juventude e coordenação da PJ) e Nely dos Santos (Secretária da CAP, Juventude e PJMP).
Como sempre, a visita transcorreu em clima de fraterno acolhimento e alegria, possibilitando ao Arcebispo e sua equipe, bem como aos paroquianos, clima de aproximação e conhecimento recíproco. Também a oportunidade de tomar consciência da realidade pastoral, com seus avanços e desafios. Foram vários os momentos de emoção e sensibilização pastoral; destacaria, já no primeiro dia, a celebração na unidade prisional de Vitória de Santo Antão. Fomos recebidos pelo Diretor, Sr. Lívio Amorim, pelo Gerente Geral da SERES (PE), Sr. José Augusto Cabral Sarmento, e pelo Secretário Executivo de Ressocialização, Cel. Romero Ribeiro. Após a Celebração Eucarística, com a participação de boa parte dos presos, adentramos ao presídio para conhecer os pavilhões e constatar a realidade em que vivem, aproximadamente, 700 homens, em situação precária. No segundo dia, destacaria a visita aos feirantes e à Associação Maria Amélia (AMA), com suas unidades masculina e feminina, dirigidas pelo Sr. Silveira, sua esposa e filho; trata-se de belo trabalho visando a recuperação de dependentes químicos. Finalmente, no terceiro dia, mereceu especial atenção a visita aos enfermos e aos hospitais Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APAMI), Hospital João Murilo de Oliveira e o Pronto Socorro da Vitória.
No relatório da Visita Pastoral, que acompanha esta carta, está registrado cada um dos momentos vivenciados nos três dias de trabalho intenso, com os respectivos encaminhamentos. Solicito, ao caro irmão presbítero que está à frente da Paróquia Santo Antão, especial atenção para os referidos encaminhamentos, propostos com o objetivo de ajudar esta querida porção do povo de Deus a crescer no compromisso com uma fé e uma organização pastoral, concretizadas na vida cristã e no anúncio da Palavra de Deus, dentro de uma consciência missionária de autênticos discípulos/as, na unidade, fraternidade e opção preferencial pelos pobres.
Agradeço, de maneira especial, ao Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) que, juntamente com o Mons. Renato e representantes da Cúria Arquidiocesana, prepararam com tanto carinho esses dias de missão.
Reforço a necessidade de maior assistência à comunidade Lídia Queiroz, numerosa na participação dos fiéis, que tem dificuldade de garantir a celebração dominical e também às comunidades rurais que não chegamos a visitar, por causa da dificuldade de acesso, devido às chuvas.
Concluo, agradecendo e parabenizando toda a equipe supracitada, que participou da Visita Pastoral. Agradecimento, muito especial, ao Pároco, Mons. Renato da Cunha Cavalcanti. Parabenizo-o pelo zelo pastoral e cuidado com as ovelhas que lhe foram confiadas. Finalmente, agradeço a todas as comunidades que integram a Paróquia Santo Antão, suas lideranças e paroquianos em geral, fazendo votos que, cada vez mais, cresçam na unidade e na capacidade de amar e servir.
Que Nossa Senhora, Estrela da Evangelização, nossa querida mãe, derrame suas bênçãos sobre todos, pastor e ovelhas, e os torne sempre mais apaixonados pelo seu filho Jesus Cristo e sua proposta missionária e libertadora.
Esta carta deve ser lida nas celebrações eucarísticas do domingo, após o recebimento, na matriz e comunidades, e transcrita no Livro de Tombo paroquial.
Olinda, 13 de setembro de 2011.
Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo Metropolitano