ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE

Na noite desta quinta-feira, 25 de junho, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, presidiu missa na Paróquia de São Sebastião, no bairro do Cordeiro, em Recife. Dom Paulo deu posse ao novo pároco, padre Adriano das Chagas, que recebeu também o ofício de vigário episcopal do Vicariato Várzea.

A cerimônia de posse do padre Adriano teve início ainda no salão paroquial, onde o padre fez sua profissão de fé e o juramento de fidelidade ao bispo e à Igreja. O povo já esperava na matriz de São Sebastião para a missa de posse, ocupando todos os bancos e as cadeiras extras colocadas na igreja. A missa foi presidida pelo arcebispo Dom Paulo Jackson e concelebrada pelos bispos auxiliares dom Josivaldo Bezerra e dom Nereudo Freire, além de muitos sacerdotes do Vicariato Várzea e de vigários episcopais de outras regiões. Presença muito festejada foi a do padre Oscar Martins, que foi pároco de São Sebastião por muitos anos, e que completará, em alguns dias, 63 anos de ordenação sacerdotal.

Apesar de haver diáconos na celebração, dom Paulo pediu que o próprio padre Adriano proclamasse o Evangelho na noite de sua posse. As palavras de dom Paulo na homilia falaram sobre a missão na Paróquia São Sebastião e também no Vicariato Várzea, que reúne 8 paróquias e uma área pastoral. A cada momento, expressão de carinho do povo pelo padre Adriano, escolhido com o zelo do pastor para a nova missão. “A escolha, primeiramente, é do próprio Espírito Santo, que suscita padres para as paróquias; e também porque o padre Adriano é um padre feliz, sorridente, que sabe acolher, congregar, e vai ter essa missão de motivar e unir a missão dos padres do Vicariato Várzea”, comentou o arcebispo.

Novos paroquianos e amigos das paróquias por onde o padre passou, participaram da missa. O rito de posse canônica oficializa a transferência do padre, entregando-o à comunidade paroquial. O chanceler da Cúria, padre Moisés Ferreira, leu a provisão de nomeação assinada pelo bispo. Padre Adriano renovou, diante do bispo e do povo, suas promessas sacerdotais, e recebeu, simbolicamente, das mãos de dom Paulo, os instrumentos de sua missão: a chave do sacrário, que visitou para um breve momento de oração, a estola, que representa o jugo suave de Cristo, e a chave da igreja matriz.

Em meio a abraços, fotografias e felicitações, padre Adriano disse que é um padre feliz. “Eu sou feliz porque sou padre da Igreja Católica. Onde quer que vá, levarei o sorriso amoroso de Deus, não obstante as dores e desafios que encontrar”, disse.

Esta é a sexta paróquia confiada ao padre Adriano, que foi ordenado há 23 anos, é diretor da escola diaconal São José e mestre dos mestres cerimoniários.

Pascom AOR