
Um dia inteiro dedicado a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Seguindo as demonstrações de fé Brasil afora, a Arquidiocese de Olinda e Recife teve celebração de missas, carreatas, encenações do encontro da imagem por pescadores no Rio Paraíba do Sul, andores dos mais simples aos mais elaborados. A emoção da confiança em Nossa Senhora, no entanto, foi a mesma em todos os lugares: capelas, igrejas matrizes das paróquias e santuários festejaram a Mãe de Deus que acolhe seus filhos, de forma especial os mais desprotegidos.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrou a eucaristia pela manhã em Jussaral, terra onde nasceu. Jussaral é um distrito do Cabo de Santo Agostinho, distante 71 quilômetros do Recife, e tem uma beleza natural que impressiona, com muito verde e montes rochosos. É lá onde se encontra o primeiro santuário arquidiocesano dedicado a Nossa Senhora Aparecida. Bastante procurada por romeiros e devotos, a igreja foi construída em 2017, contém uma réplica da imagem da santa que foi encontrada no Rio Paraíba do Sul (SP) e foi elevada a santuário em 2019. A imagem exposta no Santuário, em Jussaral, é a mesma que peregrinou por paróquias, hospitais e escolas da Arquidiocese durante o Rota 300 – evento que marcou os 300 anos de devoção à santa.

“É uma grande graça para Jussaral ter um santuário de Nossa Senhora Aparecida”, falou dom Fernando em sua homilia. “Tenho certeza de que Nossa Senhora olha por cada um de vocês, pois é mãe e os ama muito, intercede a Deus por suas famílias, suas vidas, e derrama graças sobre essa terra tão bonita. Eu vejo Deus na beleza desse lugar e em seu povo”, comentou o arcebispo.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida tem levado muitos fiéis a Jussaral. Um projeto da Comunidade Obra de Maria vai dar ao lugar uma imagem com mais de 50 metros de altura, instalada por trás da igreja. “O monumento será gigante como a fé do povo”, disse dom Fernando.

À tarde, o arcebispo celebrou na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro do Ipsep, no Recife. A chegada do andor com a imagem de Nossa Senhora emocionou os que estavam na igreja. Algumas pessoas ficaram do lado de fora, por conta da lotação permitida. Outras acompanharam a celebração pelas redes sociais da Paróquia.

O padre José Amaro Neto, que chegou na paróquia há apenas dois meses, estava feliz com a participação do povo no novenário e na festa. “As equipes da organização se dedicaram muito, o povo participou, houve alvorada, carreata, foi tudo muito bonito e feito com muito amor, como Nossa Senhora merece”, disse o pároco.
O Facebook e o Instagram da Arquidiocese de Olinda e Recife mostram registros da festa de Nossa Senhora Aparecida em algumas paróquias e capelas. Vale a pena conferir.
Pascom AOR

