Neste sábado (10/07), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e o bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Limacêdo Antonio, participaram da inauguração da Tenda do Encontro, instalada na continuação da Rua da Aurora com a Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti, no bairro de Santo Amaro. A área, de mangue, fica aos pés da ponte do Limoeiro, e é frequentada por pessoas em situação de rua e em estado de vulnerabilidade social. A tenda é montada aos sábados à tarde para atender os frequentadores do local. 

Segundo o diácono Antônio Sebastião, idealizador da Tenda do Encontro, o espaço quer “ser presença acolhedora com diálogo, assistência espiritual e refeição, os tantos irmãos e irmãs invisíveis à sociedade e que estão no mangue consumindo drogas e se prostituindo, necessitando da Palavra de Deus que transforma e dá vida”.

O pároco de São Sebastião, padre Paulo Roberto Gonçalves, e o coordenador das Comissões Arquidiocesanas de Pastoral, padre Josenildo Tavares, participaram da inauguração da Tenda. Estiveram presentes ainda a deputada Teresa Leitão e representantes do Movimento de Profissionais Cristãos, Sindicato Solidário dos Bancários, Armazém do Campo e Grupo Esperança Viva da Fazenda da Esperança.

Habitar em tendas, no sentido bíblico, é descansar no Senhor, estar em união com Deus, preparado para desmontar a tenda e ir aonde Deus lhe enviar. “A ideia é fazer, desta tenda, uma tenda móvel, peregrina, que possa ir até o irmão também em outras comunidades, para que recebam este trabalho que considero fundamental”, afirmou dom Fernando. “Essa área, visualmente tão bonita e tão agradável, esconde diversos desafios, e a tenda traz para cá a missão de transformar a vida das pessoas, pela prática da Palavra, devolvendo e valorizando sua dignidade de filhos batizados de Deus”. Dom Fernando enfatizou que a tenda pretende, com o acolhimento, ser caminho de mudança de vida para as pessoas, e agradeceu o trabalho diaconal de caridade desenvolvido pelos diáconos presentes.  

De lona plástica, a Tenda do Encontro traz números que revelam sua intenção: três mesas representam a Trindade Santa (Pai, Filho e Espírito Santo); doze bancos para os para os participantes lembram os 12 apóstolos de Jesus; e 9 metros quadrados de área significam a plenitude em Deus. “Eu venho todo sábado aqui pra ouvir o Evangelho, alimentar meu corpo e minha alma, e gosto muito”, disse Ana Priscila, de 32 anos, com a filha de um ano no colo. “Com a tenda e os bancos ficou melhor, né?”, sorriu.

A simplicidade do espaço quer conquistar a confiança das pessoas na região, tirando-as do vazio espiritual que leva a desvalorizar o corpo e a alma. “Esperamos ser referência humana, política, social e religiosa, despertando nelas a autoestima, o cuidado com a saúde, com o outro e com o ambiente, a procura por comunidades terapêuticas, sempre na perspectiva de elevar sua qualidade de vida”, disse Antônio Sebastião. “Para isso, é preciso escutar na fraternidade, sem preconceitos, celebrando nossa fé, sendo presença de Deus para quem se aproxima”.

Uma rede de parcerias possibilita à Tenda do Encontro fornecer água, biscoitos e 50 quentinhas para a população a cada sábado. Fazem parte desta rede a Arquidiocese de Olinda e Recife, o Movimento de Profissionais Cristãos, Grupo SoliRec, Espaço Neidson (Ibura), Armazém do Campo, Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Paulista), Sindicato dos Bancários de Pernambuco e o gabinete da deputada Tereza Leitão.

Os interessados em ajudar podem procurar o diácono Antônio Sebastião na Cúria Metropolitana (Av. Rui Barbosa, 409, Graças, recife) ou no telefone (81) 3271.4270.

Pascom AOR