
Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu – Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife; presidente da Câmara de Instrução Processual Arquidiocesana (Câmara Eclesiástica).
Lema: “Ne timeas tecum ego sum” – “Não temas, estou contigo” (Jr 1,8)
Nascimento: 18 de fevereiro de 1957
Ordenação presbiteral: 08 de dezembro de1982
Eleito bispo em 13 de junho de 2001. Sagrado bispo em 06 de outubro de 2001. Empossado bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira (PE) em 27 de outubro de 2001.
Eleito Arcebispo de Vitória da Conquista (BA) em 11 de junho de 2008. Empossado em 28 de setembro de 2008. Renúncia aceita pelo Papa Francisco em 09 de outubro de 2019.
Endereço:
Biografia
Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), nasceu em Caruaru (PE) no dia 18 de fevereiro de 1957. É o segundo dos filhos de Pedro de Souza Pepeu e Izabel Silva Pepeu. Ingressou no Convento dos Capuchinhos em Caruaru no ano de 1968 onde continuou seu curso primário na Escola Dom Vital. Cursou até o 3º ano ginasial no Colégio Diocesano de Caruaru e o 4º ano no Colégio Nossa Senhora do Amparo em Maceió (AL), científico no Colégio Moreira e Silva em Maceió. No ano de 1977 fez o Noviciado em Vitória da Conquista (BA) e, em 17 de janeiro de 1978 emitiu sua profissão religiosa.
Em 1978 iniciou seus estudos eclesiásticos de Filosofia e Teologia para formação sacerdotal no Seminário São Francisco da Província dos Capuchinhos de São Paulo em Nova Veneza (SP). Em 1982, concluiu o curso teológico no Instituto de Teologia do Recife (ITER). Em 08 de dezembro de 1982, foi ordenado sacerdote.
Em 1998, concluiu a Licenciatura em Direito Canônico pela Universidade Católica da América, em Washington. Em 2001, obteve o doutorado pela Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum) em Roma.
Em 13 de junho de 2001 foi nomeado bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira (PE) pelo Papa João Paulo II. Tendo como lema “Ne timeas tecum ego sum” – “Não temas, estou contigo” (Jr 1,8). Sua ordenação episcopal ocorreu em Caruaru (PE), no dia 06 de outubro de 2001; em 27 de outubro de 2001 tomou posse, sendo terceiro bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira.
Em 11 de junho de 2008 foi nomeado Arcebispo de Vitória da Conquista pelo Papa Bento XVI. Em 28 de setembro de 2008, tomou posse, sendo o segundo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, sucedendo a Dom Geraldo Lyrio Rocha.
Ao longo de seu ministério sacerdotal, Dom Luís exerceu vários trabalhos pastorais seja na Ordem dos Frades Menores como nas Igrejas Particulares por onde passou. Na ordem dos capuchinhos foi Mestre de Noviços; Definidor Provincial; Guardião; Vigário Provincial; Ecônomo da Província do Nordeste do Brasil; Diretor dos Estudantes de filosofia e teologia; Ministro Provincial da Província do Nordeste do Brasil (NE-2); Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil; Reitor e Administrador Paroquial da Basílica “Nossa Senhora da Penha” em Recife (PE); Secretário da Procuradoria Geral da Ordem e Guardião da Comunidade da Cúria Geral dos Capuchinhos, em Roma. Na Arquidiocese de Natal (RN), foi pároco de Nísia Floresta; na Arquidiocese de Olinda e Recife, assumiu funções de Administrador e de Vigário Paroquial.
No ministério episcopal, foi no Regional Nordeste 2 da CNBB membro do Conselho Econômico e Moderador do Tribunal Eclesiástico Regional. Foi Presidente do Sub-Regional V no Regional Nordeste 3 da CNBB; Membro da Comissão Episcopal para a Implementação do Acordo Brasil – Santa Sé; Presidente do Regional NE-3 da CNBB; Membro do Conselho Permanente – CNBB; Suplente da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância da CNBB – CETESI; e Referencial para os Bispos Eméritos do Regional NE-3 da CNBB.
Em 09 de outubro de 2019, sua renúncia foi aceita pelo Papa Francisco, tornando-se arcebispo-emérito, e tendo como sucessor Dom Josafá Menezes da Silva.