Na noite desta quinta-feira (10/06), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrou a eucaristia na Paróquia Santo Antônio, no Cabo de Santo Agostinho. A celebração marcou a abertura do tríduo do padroeiro Santo Antônio, reunindo fiéis e devotos na igreja secular. Pelo segundo ano consecutivo, dom Fernando aceitou o convite do pároco, padre Valdir Bezerra, para viver a alegria de seu aniversário com os paroquianos do Cabo – o arcebispo completou 74 anos nesta data. O padre concelebrou a missa, que teve como assistente no altar o diácono Luís Albério.

“É uma alegria celebrar Santo Antônio aqui no Cabo, cidade onde eu nasci. Santo Antônio é meu onomástico (o nome completo do arcebispo é Antônio Fernando Saburido) e, além de padroeiro da cidade do Cabo de Santo Agostinho, é o patrono da Arquidiocese de Olinda e Recife”, disse dom Fernando, “de modo que esse dia entre os paroquianos é sempre muito especial pra mim, porque a Igreja é minha família, porque esta igreja é também minha casa”.

A Paróquia Santo Antônio faz uma bonita festa para seu padroeiro, que é também o padroeiro da cidade. A venda de camisas e máscaras para o tríduo, além da venda dos tradicionais lírios de Santo Antônio, ajudaram a custear a decoração, feita com muito carinho pelos fiéis paroquianos. No altar principal da igreja matriz, o resplendor da imagem do Santo foi restaurado recentemente pelo diácono Genival Lima, de Ponte dos Carvalhos. A madrinha da bandeira foi Rosana Barros, agente da Pascom.

A Paróquia Santo Antônio, do Cabo de Santo Agostinho, vai fazer 400 anos no ano que vem. A pequena ermida construída por volta de 1590 pelos portugueses no antigo Arraial do Cabo, no Brasil Colônia, foi reformada ao longo dos anos e, já com ares de igreja, foi elevada a paróquia em 1622.  A construção da igreja matriz é simples, está localizada no centro da cidade e é muito procurada por turistas por seu valor histórico. A matriz é a sede do Vicariato Cabo, da Arquidiocese de Olinda e Recife. A paróquia de Santo Antônio é formada pela matriz e doze comunidades com suas capelas.

Após a missa, o povo cantou parabéns para dom Fernando, oferecendo a ele um bolo decorado com o escudo de seu time do coração, Sport Club do Recife.

“A essa terra que primeiro se chamou
Santa Maria da Consolação
Santo Agostinho o seu nome emprestou
Santo Antônio foi eleito guardião
Santo Antônio que és do Cabo padroeiro
recebe a nossa eterna gratidão”
(Trecho do Hino do Padroeiro)

Aniversário

Pela manhã, dom Fernando comemorou seu aniversário no intervalo entre audiências no Palácio dos Manguinhos. Com a presença do bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio; dos vigários gerais, dom Luís Pepeu e padre Luciano Brito; do bispo emérito de Nazaré, dom Genival Saraiva; representantes do clero e funcionários da Cúria, o arcebispo ouviu homenagens e recebeu presentes. A secretária da Chancelaria, Eliane Roque, uma das funcionárias mais antigas da Arquidiocese, falou em nome dos colegas e agradeceu a dom Fernando seu exemplo diário de amor ao próximo, desejando-lhe saúde e muitas alegrias em seu pastoreio.

Pascom AOR