Arthur Gusmão Simões Barza, Jurandir Inácio da Silva, Paulo Henrique Araújo Barbosa, Rafael Ricardo de Sousa Menezes, Rodolfo Cabral, Sivaldo Bezerra da Silva e Wesley Souza da Silva. Estes são os nomes dos sete seminaristas da Arquidiocese de Olinda e Recife que serão ordenados diáconos no mês de junho. Dom Fernando Saburido anunciou que, este ano, as ordenações serão em datas diferentes. “É sempre bonito ver um grupo de candidatos à ordenação diaconal no presbitério, mas isso poderia atrair muitos familiares e amigos na igreja, o que não seria prudente na pandemia”, disse o arcebispo. Assim, as celebrações serão simultâneas, em igrejas diferentes, com entrada restrita aos familiares dos ordenandos, pela segurança de todos.
Serão quatro celebrações distintas: no dia 09 de junho, quarta-feira, dom Fernando preside a ordenação do seminarista Rodolfo Cabral, às 18 horas, na Matriz de Nossa Senhora das Graças, no Engenho do Meio, em Recife. No dia 11 de junho, sexta-feira, as celebrações acontecem no mesmo horário (às 18 horas), em igrejas diferentes: dom Limacêdo Antônio presidirá a ordenação de Sivaldo e Wesley na matriz do Sagrado Coração de Jesus, no Curado II, Jaboatão dos Guararapes; dom Fernando presidirá a ordenação de Rafael e Jurandir na matriz de Santo Antão, em Vitória de Santo Antão; e dom Luís Pepeu presidirá a ordenação de Arthur e Paulo Henrique na matriz de Nossa Senhora de Belém, na Encruzilhada, Recife.

O arcebispo emérito de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Pepeu, que é também vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, pregou retiro para os seminaristas ordenandos. Realizado de 24 a 27 de maio no convento das religiosas Filhas de Santana, em Carpina, os futuros diáconos refletiram sobre o tema: “A fé em Jesus Cristo é uma alegria; segui-Lo é uma graça; o testemunho é missão”. Foram momentos de espiritualidade, oração, meditação e silêncio que, segundo o bispo, marcarão a vida diaconal e sacerdotal de cada um. “É uma turma muito boa, de rapazes comprometidos, atentos, que estão bem preparados para receber o Sacramento da Ordem”, disse.
As ordenações acontecem quinze dias depois da morte do seminarista Alex Cabral, que cursava o quarto ano da Teologia e estava a apenas um ano de ser ordenado. “Temos certeza de que, durantes as celebrações, todos farão memória de Alex, que estava muito entusiasmado com a aproximação de sua ordenação”, comentou dom Fernando. “Rezemos para que Alex esteja em paz, na glória de Deus, e para que seus colegas de seminário tenham a graça de ser pastores conforme o coração do Bom Pastor, que é Jesus Cristo”, completou.




As ordenações dos dias 9 e 11 de junho serão transmitidas ao vivo no canal da Arquidiocese de Olinda e Recife no YouTube.
Pascom AOR