Nesta quinta-feira santa, apenas 32 padres participaram da Missa do Crisma (Santos Óleos) e da Unidade na catedral metropolitana, no Alto da Sé, em Olinda, às 9h da manhã. Para reduzir os riscos de propagação da Covid-19, os demais padres que servem na Arquidiocese de Olinda e Recife e a comunidade de fiéis católicos participaram da missa pelas redes sociais.

A escolha dos 32 padres participantes não foi aleatória: eles compõem o Conselho Presbiteral da Arquidiocese, representando os demais padres, paróquias e pastorais. Também superiores de congregações, basílicas e santuários estiveram presentes, demonstrando a unidade da Igreja. Cerca de 300 padres atuam na Arquidiocese.

A missa abre o tríduo pascal, quando é consagrado o óleo do Crisma e são abençoados os óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos. Também conhecida como Missa da Unidade, é nela que os padres fazem a renovação de suas promessas sacerdotais.

Dom Fernando presidiu a celebração, que contou com a participação de mais três bispos: o auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio; o bispo emérito da diocese de Nazaré, dom Severino de França; e o bispo emérito de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Pepeu.

Conheça aqui a homilia de dom Fernando na íntegra.

Ao final da celebração, os vigários episcopais dos dez Vicariatos da Arquidiocese receberam, envasados e em caixas, os óleos que serão utilizados durante um ano nas celebrações dos sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos.

Pascom AOR