Assis prepara-se para a beatificação do Venerável Carlo Acutis, a ser realizada em 10 de outubro na Basílica superior de São Francisco. Um percurso preparatório que terá início na manhã desta quinta-feira, 30, com a exposição do corpo do jovem dentro do Santuário do Despojamento, onde ficará visível até 17 de outubro. A abertura do túmulo representa o primeiro ato de um itinerário mais amplo que inclui um rico calendário de eventos para reconstituir a jornada espiritual do jovem de 15 anos, falecido em 2006 de leucemia.

Santidade é para todos

“O corpo de Carlo – recorda sua mãe, Antonia Salzano – foi encontrado intacto, depois foi tratado e agora será exposto. São tantos os jovens e fiéis que esperam por este contato”. A veneração do jovem já atingiu todos os cantos do planeta.

“Ele será beatificado – acrescenta – porém a santidade é algo que diz respeito a todos nós (…). O seu exemplo, é um ponto de partida para quem deseja colocar o Evangelho no centro da sua vida”.

A presença do Senhor

Para Antonia Salzano, a mensagem que vem de Assis nestes dias é clara. “É uma mensagem eucarística que diz que o Senhor está entre nós. Portanto, é necessário viver constantemente esta presença de Deus”.

Carlos fez isso: experimentou tudo isso também graças à sua particular veneração a São Francisco de Assis. Mas o fato de ser nosso contemporâneo, o seu interesse pela Internet, a sua atenção às questões do quotidiano, demonstram mais uma vez que hoje cada um de nós pode verdadeiramente aspirar à santidade”.

A expectativa

São muitos os pedidos para participar do evento do dia 10 de outubro e para isso se está trabalhando muito. “Há muitas pessoas que gostariam de vir”, confirma Antonia Salzano. “Infelizmente, com a Covid, muitos que vêm de países como Estados Unidos, América Latina e Austrália estão bloqueados. No entanto – sublinha – asseguramos que será possível acompanhar a celebração pela Internet e algumas televisões”.

Fonte: Site do Vaticano