
Eucaristia, fonte da santidade. Este foi o tema abordado na Festa de São João Bosco, na paróquia de Caetés, em Abreu e Lima/PE. No último domingo (16), dia do nascimento do pai e mestre da juventude, a comunidade paroquial encerrou os festejos em honra ao santo. Desde o dia 10, data de abertura da festa, orações, louvores e celebrações eucarísticas movimentaram a igreja matriz, localizada no bairro de Caetés I.

A programação de encerramento da festa foi bem diversificada, iniciando com o ofício em honra ao padroeiro e, em seguida, a santa missa solene, presidida pelo vice-inspetor do Nordeste, padre João Carlos Ribeiro. Em sua homilia, o sacerdote reforçou a importância de Maria e a relação de Dom Bosco com a oração. O repique do sino da igreja matriz anunciava que o domingo seria diferente. Após a missa, um andor com a imagem de São João Bosco passou pelas dez comunidades urbanas da paróquia, acompanhado de carros de devotos e de um trio elétrico. Por onde São João Bosco passava, os fiéis, de casa, das esquinas das ruas ou em frente as capelas expressavam sentimentos como emoção, agradecimento e alegria. Momento que ficará marcado para sempre na memória de vários paroquianos.
A festa também se estendeu para o turno da noite. Celebrando a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o padre Marcos Antônio, atual vigário paroquial, encerrou os festejos em honra ao padroeiro. A festa de 2020 teve um significado especial de esperança e de resiliência. Todas as missas foram transmitidas pelas redes sociais da paróquia, sob responsabilidade da Pastoral da Comunicação (Pascom). A Rádio Comunitária Dom Bosco FM também juntou forças e transmitiu as missas dentro da sua grade de programação, aproximando assim os ouvintes da festa do padroeiro e sendo uma emissora que atende as demandas causadas pela pandemia do novo coronavírus.

“A Festa de São João Bosco de 2020 ficará na memória de várias pessoas. Foram sete dias de renovação da fé, baseada na vida e na missão do pai e mestre dos jovens. Queremos agradecer a todos os paroquianos que colaboraram com a festividade. Que Deus, por intercessão de São João Bosco e de Nossa Senhora Auxiliadora, abençoe cada um. Que a exemplo deste santo tão querido pelo povo de Deus, possamos ser uma igreja que educa e que evangeliza”, afirmou o pároco, padre Antônio Gomes de Medeiros Filho.
MONUMENTO – A Paróquia São João Bosco recebeu na última sexta-feira (14), da Inspetoria Salesiana do Nordeste, uma imagem do pai e mestre dos jovens. O santo, que pesa mais de 500 quilos, foi instalado na fachada da igreja matriz como marco dos 36 anos da presença salesiana de Caetés e do aniversário dos dez anos da paróquia. O local virou rapidamente um ponto de devoção. A presença da imagem de São João Bosco simboliza a proteção do povo de Deus, a esperança de dias melhores e o amor pela juventude.
Rhaldney Silva – Pascom da Paróquia São João Bosco/Caetés