Cadeiras separadas para uma sessão de cinema especial. No escuro do auditório do Seminário Nossa Senhora da Graça, no bairro da Várzea, no Recife, integrantes da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Olinda e Recife assistiram, nesta semana, ao filme 40 Dias: o Milagre da Vida. A sessão, exclusiva para a Pastoral, teve o objetivo de apresentar o filme à Arquidiocese antes de sua estreia oficial, para que a Igreja pudesse participar da divulgação – consciente – do filme.

Na tela, a diretora de uma clínica de aborto nos Estados Unidos cai em si e percebe a violência que vem cometendo contra a vida. A quem interessa a indústria do aborto? O quanto sofrem mulheres, crianças e famílias? Qual o papel da oração por esta causa?

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participou da sessão especial. Foi com o bispo auxiliar dom Limacêdo Antônio e com o coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares. Os três gostaram da produção e disseram que indicariam o filme para as famílias e, principalmente, para os jovens. “O assunto foi tratado com responsabilidade, num enredo que sabe prender o espectador”, disse dom Fernando. “O cinema, enquanto meio de comunicação, deve ir além do entretenimento e trazer mensagens que edifiquem, que valorizem as relações familiares e a vida como dom de Deus”, acrescentou.

Maria das Graças Santos Pinheiro, integrante da pastoral familiar da paróquia Nossa Senhora de Lurdes, em Cavaleiro, aceitou o convite para assistir ao filme. Ela se interessou pelo enredo e achou relevante levá-lo para discussão durante a Semana da Família. Após a sessão, estava emocionada. “O filme superou minha expectativa. Despertou em mim emoções fortíssimas. Eu fui do sentimento de indignação ao choque. Todas as mulheres, ou melhor, a sociedade como um todo precisa assistir a esse filme, porque com certeza mudaria o conceito sobre o aborto”, comentou, ainda impactada pela história.

Distribuído pela empresa 360 WayUp, o filme vai entrar em cartaz nos cinemas do Recife em breve e será um reforço ao trabalho da Pastoral Familiar, para mostrar que a vida é dom de Deus e deve ser preservada sempre. Ainda que seja uma empresa nova, a 360 WayUp trabalhou com mais de 20 filmes – a maioria de temática cristã – como “Paulo, Apóstolo de Cristo”, “Superação, o milagre da fé”, “Quarto de Guerra” e “Mais que vencedores”, impactando mais de 20 milhões de pessoas com suas mensagens.

O diretor da distribuidora, Ygor Siqueira, tem a convicção de que o filme vai trazer um despertar para essa questão social extremamente delicada. “As lideranças religiosas são fundamentais para divulgar esse conteúdo, passar para frente essa mensagem de valorização da vida, e uma sessão exclusiva na Arquidiocese de Olinda e Recife é muito importante e muito estratégica”, comentou Siqueira. Considerando que os cinemas ainda não estão abertos, há tempo para discutir o roteiro, refletir sobre o tema e espalhar a boa notícia para quando os cinemas reabrirem suas portas, garantindo boa bilheteria a favor da vida.

Pascom AOR