A comunidade São João Batista, em Comportas, Jaboatão dos Guararapes, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Muribeca, recebeu neste domingo (19) à noite o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Em missa celebrada na capela da comunidade, foi criada canonicamente a Área Pastoral São João Batista, com posse do padre Renan Maurício da Silva como vigário paroquial de Nossa Senhora do Rosário, com delegação especial para cuidar da área e organizá-la pastoralmente, a fim de que, no futuro, seja transformada em mais uma paróquia da Arquidiocese.

A nova Área Pastoral contempla seis comunidades: São João Batista, em Comportas; Divina Misericórdia, no Alto do Acarí; Nossa Senhora de Fátima, no Sítio Alto do Céu; Santa Dulce dos Pobres, no Sítio Carpina; São Bartolomeu, no Engenho Bartolomeu; e Nossa senhora Aparecida, na Estrada Velha de Comportas.

“Dar esse primeiro passo, instituindo uma área pastoral, é muito importante para a Igreja, porque é preciso que a comunidade se estruture, se prepare para ser paróquia, com espaço para reuniões, catequese, secretaria, casa paroquial própria, além de animar o espírito de ‘Comunidade de comunidades’ entre os fiéis da região”, disse o arcebispo.

Com poucos paroquianos presentes, em vista das medidas de isolamento social impostas pela pandemia, a missa reuniu no presbitério, ao lado do arcebispo e do padre Renan, muitos concelebrantes: o pároco Josenilson Antônio da Silva; o pároco de Nossa Senhora do Rosário, da Várzea, padre Fred Ferreira; além de dois padres que foram colegas de seminário, ordenados no mesmo dia que o padre Renan: padre Danilo Rogério e padre Valdenor José. A assistência no altar foi dada pelo diácono João Alves.

Como o padre Renan tem dado contribuição à Fazenda da Esperança Padre Henrique, de Jaboatão, também o coordenador regional das Fazendas localizadas no Nordeste, padre Anderson Joaquim Fontes, se fez presente e concelebrou a missa, da qual participaram ainda o coordenador local, o seminarista André Ramos, e alguns colaboradores e acolhidos da Fazenda Padre Henrique.

Dom Fernando dedicou grande parte do tempo de sua homilia refletindo sobre o amor de Deus, lembrando que é importante crescer não apenas em tamanho, mas espiritualmente, transmitindo paz e amor permanentemente. “As coisas de Deus são generosas, porque Deus é bondade, gratuidade, abundância, transforma água no melhor vinho”, disse. “Que nosso coração cresça como comunidade, como irmãos, para que, em Deus, vivendo o Evangelho, sejamos cada vez mais felizes”, concluiu.

Padre Renan Marurício não escondia sua alegria pela noite especial. Disse que tem consciência de que o desafio é grande, mas garantiu que vai lutar junto com a comunidade para que tudo dê certo.  “Somos cristãos comprometidos e não se entende um cristão que não vista a camisa de sua comunidade”, comentou. E se emocionou ao agradecer o apoio de todos. “Minha gratidão à comunidade de Comportas, que me acolhe tão bem desde que aqui cheguei, em fevereiro, e não me deixa faltar nada, principalmente amor, característica fundamental deste povo”.

A igreja principal da Área Pastoral será a de São João Batista, que deverá ser a matriz da futura paróquia e que está situada na Rua José Nascimento Gomes, nº 16, Comportas.

Pascom AOR