A reestruturação da parte cultural da Festa do Carmo 2020 vai contar com apresentações artísticas realizadas através de lives, com a presença nesta segunda-feira (13) do sanfoneiro Dudu do Acordeon e na terça-feira (14) da cantora Irah Caldeira.  A programação musical segue até a próxima quarta-feira, dia 15, com o show do Padre Damião Silva.

Todas as apresentações vão ocorrer a partir das 21h através do canal de mídia www.youtube.com/user/freivicenteoc e das redes sociais www.facebook.com/tvcarmelowww.instagram.com/basilicadocarmorecife e www.instagram.com/tvcarmelo.

Até a véspera da Festa (15), as Santas Missas estão sendo rezadas às 7h, 10h, 12h e 15h. Às 19h, são rezadas as celebrações do novenário até o próximo dia 14. No dia 15 de julho haverá também a cerimônia conhecida como vésperas solenes.

NOVOS HORÁRIOS DE MISSAS NO DIA 16

No dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho, os horários das Santas Missas precisaram ser ajustados. Assim, no dia 16, as primeiras celebrações vão ocorrer às 5h e 7h. A Missa Solene de Encerramento vai ser rezada às 9h. Ainda assim, mais duas missas serão celebradas, às 12h e 15h.

A antecipação em uma hora das missas visa atender à agenda do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que vai presidir a celebração às 9h (haverá transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão, no canal aberto 51.1). Os horários anteriores previstos eram 5h, 8h, 10h, 13h e 16h.

SEM PROCISSÃO

Em 324 anos de festividades em honra a ‘Flor do Carmelo’, como também é conhecida Nossa Senhora do Carmo, esta será a primeira vez que não irá ocorrer a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo pelas vias próximas a Basílica.

A ação visa atender ao pedido da Arquidiocese de Olinda e Recife para evitar aglomerações, sendo essa uma das medidas de combate à pandemia de Covid-19.

Este ano, no dia 16 de julho, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo vai ficar sobre um altar montado em frente à porta principal do templo.

Todos os cuidados estão sendo tomados como medidas de prevenção à doença causada pelo novo coronavírus, entre eles a higienização dos bancos e dos pisos após cada cerimônia e o uso do álcool em gel que vai ser oferecido na entrada do Templo, além do uso obrigatório de máscara para todas as pessoas que vão entrar na Igreja, bem como na participação das celebrações.

Como forma de controle, está reservada a porta lateral esquerda para a entrada dos devotos e as duas portas laterais à esquerda para a saída.

A pandemia da Covid-19 mudou também o número de celebrações eucarísticas. Em 2019 foram realizadas seis cerimônias por dia e este ano serão cinco celebrações diárias, além da limitação em 30 por cento do número de participantes em cada celebração (cerca de 80 pessoas presentes por liturgia).

Para participar presencialmente da celebração do novenário e da cerimônia vésperas solenes, celebradas às 19h, os fiéis precisam enviar uma mensagem através do whatsapp com nome completo e número da carteira de identidade para o telefone (81) 99723.9140. A medida visa um maior controle de acesso a essas cerimônias. Já para as missas, o acesso vai acontecer por ordem de chegada.

A Festa da padroeira do Recife e Rainha de Pernambuco, Nossa Senhora do Carmo, tem como temaeste anoSenhora do Carmo, Saúde dos Enfermos. O lema é: Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu!  

Fonte: Assessoria de Comunicação/Simone Oliveira