
Na manhã desta quinta-feira (09), dom Fernando Saburido reuniu os presidentes de Comissões Arquidiocesanas para uma partilha fraterna da caminhada. O momento foi oportunidade para avaliar as ações que têm sido realizadas no âmbito das comissões durante o tempo difícil pelo qual o mundo está passando.
Como fruto do encontro, que aconteceu pelo aplicativo Google Meet, as comissões se comprometeram a buscar métodos que incentivem as pastorais existentes nos vicariatos e paróquias a retomar seus caminhos, levando adiante com responsabilidade e cautela suas atividades. “Importante já retomar essas atividades via aplicativos, já que de forma presencial será preciso mais algum tempo para restabelecer o ritmo das atividades”, comentou dom Fernando. Sobre a reunião e seus resultados, dom Fernando estava confiante. “Apesar de não ser presencial (a reunião das comissões), deu para sentir como cada uma está caminhando e isso já mostra que os encontros online são válidos e podem ser frutíferos também nas comissões”, completou o arcebispo.
Houve clima de despedida também na reunião. Dom Fernando informou sobre a transferência da irmã Ivonete Kurten para o estado de São Paulo na semana que vem e agradeceu à religiosa os mais de seis anos de contribuição nas atividades pastorais de algumas comissões da Arquidiocese. Com um post nas redes sociais, a irmã Ivonete expressou seu sentimento sobre a convocação da superiora de sua congregação (Filhas de São Paulo ou, simplesmente, Paulinas) para a nova missão. “Fui e sou muito feliz por este tempo morando em terras pernambucanas. Só peço a Deus que abençoe a cada pessoa que passou em minha vida, pelas riquezas de vida e de fé que recebi e perdão se feri alguém com meu modo de ser e agir. Tudo foi gratuidade de Deus que me chamou a anunciar o evangelho com a Comunicação. Vou ficar ligada à missão. A Dom Fernando e nele toda a Arquidiocese, obrigada pelo acolhimento, apoio e bondade”.
Com a saída de irmã Ivonete Kurten, assume a Comissão do Dízimo o padre Djanilson Pereira, pároco de Nossa Senhora do Desterro, em Porto de Galinhas.
A retomada das atividades na Igreja será gradual. Com prudência, lançando mão da tecnologia e, em casos presenciais, respeitando as normas de isolamento e uso de máscaras, as comissões que tiveram suas ações reduzidas – e algumas, suspensas – voltarão a acontecer para fortalecer o trabalho da Arquidiocese. “Durante a pandemia, muito se ouviu falar nas pastorais Sociais e de Comunicação, por se constituírem demandas urgentes da Igreja”, explicou. “É hora de todos voltarmos a produzir, com os devidos cuidados, em favor da evangelização e do Reino”, comentou dom Fernando.
Durante a reunião foi apresentado ainda o novo presidente da Comissão de Cultura: o religioso beneditino dom Bernardo Alves.
Pascom AOR