
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, promoveu neste sábado (27) pela manhã, uma reunião virtual com os superiores dos institutos religiosos masculinos e femininos que atuam no âmbito territorial da Arquidiocese. De sua casa, no bairro das Graças, no Recife, o arcebispo convidou também os religiosos responsáveis pelas basílicas e santuários a participaram da reunião, que estava prevista em calendário para acontecer presencialmente na Cúria mas que, por conta da pandemia, acabou por acontecer por meio de vídeo conferência.
A reunião teve como objetivo a aproximação e valorização dos carismas da Vida Religiosa e Consagrada nas ações pastoral e missionária da Igreja, e ganhou também o propósito de discutir a situação de saúde dos religiosos, particularmente em relação à Covid-19. Participaram também o bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio; o vigário episcopal para a Vida Religiosa e Consagrada, padre Alessandro Corazza; e o coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Josenildo Tavares.

“Seria uma reunião presencial, como fizemos com os outros vicariatos, mas acredito que mesmo virtualmente, tudo foi muito positivo”, avaliou o arcebispo. “Rendo graças a Deus pela presença da vida religiosa em nossa Arquidiocese e desejo muito que, sempre mais, os consagrados e consagradas estejam participando ativamente da caminhada pastoral de nossa Igreja Particular”, afirmou.
Com a reabertura das igrejas, foi certo o assunto na reunião. Dom Fernando orientou os religiosos e religiosas sobre os cuidados a serem observados em suas igrejas, capelas, basílicas e santuários para a segurança dos fiéis e das comunidades.
“Diante da preocupante pandemia, torna-se importante o momento da reabertura das Igrejas depois de meses de celebrações apenas online, pelas redes sociais. A reunião foi oportuna para preparar os sacerdotes, diáconos e religiosos para esse novo normal”, comentou dom Fernando. O arcebispo ouviu e respondeu os muitos questionamentos, esclarecendo as dúvidas dos religiosos e acolhendo as necessidades de cada comunidade.
A superiora das Filhas de Maria Auxiliadora na Inspetoria Maria Auxiliadora, do Nordeste, Ir. Adriana Gomes, considerou a reunião muito rica de reflexão, abertura à escuta e troca de ideias. “Foi um momento de encontro, uma feliz iniciativa de nos reunir para uma conversa em família, disse a religiosa. “Agradeço a dom Fernando pelas orientações e por manifestar sua preocupação de pastor com a saúde e o bem estar das Congregações durante a pandemia”.
Outro encontro – possivelmente ainda virtual – deverá acontecer com os religiosos e religiosas recém chegados na Arquidiocese para apresentar o Diretório Litúrgico e o novo Plano Pastoral Arquidiocesano. “Será um impulso para um entrosamento mais rápido na dinâmica pastoral, contribuindo nas comissões pastorais arquidiocesanas e nos Vicariatos segundo a riqueza dos carismas de cada Instituto Religioso”, afirmou o padre Alessandro Corazza, vigário episcopal para a Vida religiosa e Consagrada.
Pascom AOR