
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a Solenidade de Corpus Christi nesta quinta-feira (11/06) na Catedral Metropolitana, no Alto da Sé, ainda sem a presença dos fiéis. O bispo auxiliar, dom Limacêdo, estava ao lado do arcebispo, e concelebrou junto aos vigários gerais Lino Rodrigues e Luciano Brito, e dos vigários episcopais de Olinda (padre Jos[e Severino) e de Vitória (padre Maurício).
Dom Fernando explicou que a Igreja celebra de maneira solene o Corpo de Cristo na Eucaristia em duas oportunidades: na quinta-feira santa, quando é lembrada a última ceia de Jesus com os discípulos na instituição da Eucaristia, e no dia de Corpus Christi, 60 dias após a Páscoa. Na missa, que celebra o Corpo de Cristo na Eucaristia, dom Fernando consagrou o óleo do Crisma e abençoou os óleos dos catecúmenos que serão usados durante todo o ano nas celebrações das 143 paróquias da Arquidiocese.

“Como não pudemos realizar a bênção e consagração dos Santos Óleos com a presença do clero arquidiocesano durante a Semana Santa, transferimos para a celebração para junho, imaginando que a pandemia teria passado e poderíamos reunir o clero devidamente, mas isso não ocorreu”, disse o arcebispo. “Estamos nos adaptando da melhor maneira possível e pedimos que os padres acompanhassem a celebração pela Internet”, completou. A missa foi transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese (Facebook e YouTube) e pela Rádio Olinda (em AM e FM).

Diferente de outros anos, não houve confecção de tapetes coloridos para a procissão do Santíssimo. A adoração ocorreu sim, dentro da igreja, com bênção do Santíssimo encerrando a missa. O bispo auxiliar fez uma homenagem pelos 73 anos de vida de dom Fernando, completados ontem (10), e recebeu de volta o agradecimento do arcebispo, que lembrou a ordenação episcopal de dom Limacêdo nesta mesma data, mas há dois anos, em Nazaré da Mata. “Era meu aniversário e eu ganhava de presente um bispo auxiliar”, comentou sorridente.
Tapetes
Até os tradicionais tapetes coloridos de pó de serra e grãos se adaptaram à pandemia. Em Vitória de Santo Antão, fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Água Branca, confeccionaram um tapete de alimentos não pereciveis, que serão entregues pela Pastoral da Criança.
Pascom AOR


