
Mesmo sem os fiéis presentes na igreja, foi uma linda festa do Espírito Santo. A Arquidiocese de Olinda e Recife fez uma live neste domingo à tarde no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, transmitida pelo YouTube e compartilhada nas redes sociais da Arquidiocese e de suas 143 paróquias, mostrando a unidade da Igreja.

A live foi momento também para inaugurar, oficialmente, a migração da Rádio Olinda para a faixa FM (Frequência Modulada), com fala do arcebispo sobre esse momento histórico da Arquidiocese. “Nesse tempo de pandemia, quando nos solidarizamos com todos que vivem experiências de dor e sofrimento, temos a alegria de iniciar as transmissões da Rádio Olinda em FM 105,3, exatamente no dia de Pentecostes”, comentou dom Fernando Saburido. “Alegremo-nos porque, a partir de hoje, teremos maior reforço à nossa ação evangelizadora, com melhor qualidade de som e conteúdo programático, sabendo que precisamos garantir sua manutenção por ser um importante instrumento de comunicação social a serviço da evangelização e caridade”, disse.

A solidariedade foi destaque na Live de Pentecostes. Por meio de uma vaquinha online, os fiéis que acompanharam a programação puderam fazer doações, arrecadando recursos para a Cáritas Arquidiocesana ajudar os mais necessitados durante a pandemia.

“É o Espírito Santo que nos move para a solidariedade”, disse o padre Damião Silva, que abriu a tarde com o Terço da Misericórdia e com momentos de música, louvor e orações. Também os padres João Carlos e Rosivaldo Torres tiveram participação especial da Live de Pentecostes, cantando músicas sobre o Espírito Santo.

Entre a apresentação dos padres cantores, foram exibidos alguns vídeos com mensagem de artistas da música católica como Zé Vicente, Antônio Cardoso, Sílvio Brito, Dunga, padre Joãozinho e Trio Ir ao Povo, do padre Zezinho.

Prestes a completar dois anos como bispo auxiliar na Arquidiocese, dom Limcêdo afirmou que a festa do Espírito Santos é um convite para que todos sejam também um dom para o irmão, “especialmente nesse momento de grande desafio da pandemia, para que sejam multiplicadas as colheitas, dando vida e esperança às pessoas na caridade”. O bispo enfatizou a campanha da vaquinha online e pediu que os fiéis fizessem suas doações para a Cáritas, “para aumentar essa corrente de solidariedade, justiça, amor e paz”.

Encerrando a tarde de festa, dom Fernando Saburido presidiu a Santa Missa às 17 horas. A missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar dom Limacêdo Antonio e pelo reitor do santuário, padre Antônio Mota.
Quem quiser doar qualquer valor para a Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife, a vaquinha online continua valendo. Basta acessar www.vakinha.com.br/vaquinha/live-pentecostes para colaborar com o trabalho da Cáritas, que está atendendo aos mais pobres e necessitados com distribuição de refeições e cestas básicas durante a pandemia.
Pascom AOR