O Governo de Pernambuco decidiu nesta quinta-feira (14), novas categorias entre as que não se submeterão ao rodízio de veículos durante a quarentena de 16 a 31 de maio no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Por seu relevante trabalho social e espiritual à sociedade, o decreto esclarece que os líderes de todos os segmentos religiosos fazem parte das atividades essenciais e, por isso, podem se deslocar aos templos ou estúdios a fim de gravar ou transmitir celebrações via internet ou por outros meios de comunicação. A medida vale também para as equipes técnicas envolvidas nessas transmissões.

Sobre o assunto, dom Fernando Saburido divulgou a sacerdotes e fiéis um comunicado esclarecendo como deve ser feito o documento que autoriza o deslocamento para a celebração e transmissão das missas.
Conheça na íntegra o comunicado de Dom Fernando:
IMPORTANTE COMUNICAÇÃO
Conforme foi prometido, no início da semana, quando entramos em contato com o governo cobrando o direito de continuar a transmissão on-line das nossas celebrações, diante do novo Decreto de quarentena mais rigorosa, ACABA DE SER PUBLICADO NOVO DECRETO COMPLEMENTAR, conforme textos abaixo.
O primeiro documento é o recente decreto, incluindo as celebrações religiosas como ATIVIDADES ESSENCIAIS e desobrigando os envolvidos do cumprimento das normas antes estabelecidas.
O segundo documento, no ANEXO II, está um formulário, que deve ser preenchido pela paróquia e assinado pelo pároco, autorizando os membros de apoio à Liturgia se deslocarem, inclusive fazendo uso de veículo.
Qualquer dúvida, entre em contato com seu vigário episcopal.
Fraternalmente,
Dom Fernando Saburido
Arcebispo de Olinda e Recife
Baixe aqui o decreto Complementar do Governador de Pernambuco.
Pascom AOR