As comemorações pelo Dia Mundial das Comunicações (DMC) serão diferentes este ano na Arquidiocese de Olinda e Recife. Assim como toda Igreja, que vem lançando mão das novas tecnologias para estar perto dos fiéis nesta época de distanciamento social imposta pela pandemia de Covid-19, as Pastorais de Comunicação e os profissionais da área serão homenageados em discussões pelas redes sociais da Arquidiocese.

Nos últimos anos, dom Fernando Saburido e a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação (Pascom) visitaram as redações e estúdios de jornais, emissoras de rádio e televisão da região metropolitana, gerando oportunidade para conversar, agradecer pelo trabalho dos profissionais e refletir sobre a mensagem do Papa Francisco para este dia. “São dias especiais, quando repórteres, cinegrafistas, fotógrafos, técnicos e gestores partilham conosco o Evangelho, refletem sobre sua missão e rezam juntos”, explica o arcebispo. “Mas este ano não será possível por conta do isolamento social”, disse.

Em reunião com coordenadores da Pascom dos vicariatos, a opção acolhida foi a realização de lives sobre o tema deste ano, divulgado em janeiro pelo Papa Francisco: “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2). A vida faz-se história”. Profissionais convidados falarão sobre o tema, desafios e espiritualidade do comunicador. “Será uma forma de adquirirmos conhecimento, refletirmos a missão e mostrarmos a unidade dessa Pastoral que vem se mostrando tão importante e necessária em nossos dias”, comentou o presidente da Comissão Arquidiocesana de Pascom, monsenhor Luciano Brito.

Chegando a sua 54ª edição, o DMC acontece sempre no Domingo da Ascensão do Senhor (este ano, em 24 de maio), mas o tema é discutido durante todo o mês entre os agentes voluntários de Pascom das paróquias e vicariatos. Por isso, as lives em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações acontecerão nos dias 6, 13, 20 e 24 de maio, às 20h30 (ver programação e convidados abaixo), via Instagram da Arquidiocese de Olinda e Recife.  

No domingo 24 de maio, os agentes de Pascom da Arquidiocese acompanharão, de suas casas, a transmissão da Missa da Ascensão do Senhor, presidida por dom Fernando na catedral metropolitana, às 9 horas, no Alto da Sé, em Olinda.  E à noite (20h30) haverá uma live com o jornalista Moisés Sbardelotto, que é mestre e doutor em Ciências da Comunicação. 

Com a escolha do tema “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2). A vida faz-se história”, o Papa quis levar à tona a necessidade de uma narração humana nos meios de comunicação social, que revele o bom relacionamento entre as pessoas.  Segundo ele, “para não nos perdermos, precisamos respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destroem”.   

PROGRAMAÇÃO
LIVE DA COMUNICAÇÃO

06/05 – quarta-feira, 20h30 – Monsenhor Luciano Brito – Presidente da Pascom AOR (tema “Para que possas contar e fixar na memória”)

13/05 – quarta-feira, 20h30 – Ir. Ivonete Kurten – Religiosa Paulina e jornalista (tema “Os desafios da Pascom em tempos de pandemia”)

20/05 – quarta-feira, 20h30 – Live interativa com representantes da Pascom dos Vicariatos

24/05 – domingo, 20h30 – Moisés Sbardelotto – Jornalista, mestre e doutor em Ciências da Comunicação (tema “Redes sociais e suas (des)conexões”)

Pascom AOR