O arcebispo emérito da Paraíba Dom Aldo di Cillo Pagotto morreu na tarde desta terça-feira (14), em Fortaleza, Ceará. Dom Aldo estava internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital particular da cidade após o agravamento de uma crise de insuficiência respiratória. A informação foi confirmada pelas Arquidioceses da Paraíba e do Ceará.

Em nota, a Unimed Fortaleza informou que Dom Aldo foi internado devido a um quadro de pneumonia no hospital no dia 1° de abril e morreu nesta terça-feira (14), às 14h, em decorrência de infecção respiratória. Os sintomas são semelhantes ao da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mas não há confirmação da infecção.
Segundo a Arquidiocese de Fortaleza, Dom Aldo enfrentava um tratamento contra um câncer e na noite de segunda-feira (13) apresentou dificuldade respiratória, sendo entubado e transferido para a UTI.
Dom Aldo morreu aos 70 anos, em Fortaleza, onde viveu desde que renunciou o cargo de arcebispo e exercia o ministério no Santuário São Benedito, no centro da capital cearense.
Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, publicou uma nota de pêsames:
A Arquidiocese de Olinda e Recife lamenta o falecimento, na tarde de hoje, de Dom Aldo Di Cillo Pagotto, SSS – Arcebispo Emérito da Paraíba. Ele já vinha enfrentando um sério problema de câncer e, conforme nota da sua congregação religiosa, em Fortaleza onde residia, na noite de ontem foi entubado com suspeita do Covid-19.
Durante alguns anos, durante o pastoreio de Dom José Cardoso Sobrinho, ele exerceu a função de Vigário Geral em nossa arquidiocese, de onde foi chamado para o episcopado, tendo sido nomeado Bispo Coadjutor de Sobral, no Ceará.
A ele nossa gratidão pela colaboração com a caminhada pastoral em Olinda e Recife.
Nossos sentimentos aos familiares, à Arquidiocese da Paraíba e à Congregação dos Sacramentinos.
Que Deus o tenha em sua glória.
Dom Fernando Saburido, OSB
Arcebispo