Dar presentes faz parte das celebrações de Natal em todo o mundo. O gesto lembra o presente de Deus para nós: o seu Filho. Pedir presentes, por parte das crianças, também é tradição. No entanto, em diferentes partes do mundo e em diferentes épocas da história, os presentes (e a pessoa a quem se pede) mudam.

Assim, por exemplo, na Espanha e em grande parte da América Latina, as crianças pedem seus presentes aos Três Reis Magos, lembrando o fato de que foram eles que levaram os primeiros presentes ao Menino Jesus. Já nos Estados Unidos, no Brasil e em muitos outros países, as crianças pedem seus presentes ao Papai Noel. As famílias católicas ensinam que o Bom Velhinho é São Nicolau. Mas, em algumas outras nações, é comum pedir presentes de Natal diretamente ao Menino Jesus.
É o caso Alemanha, onde viveu o jovem Joseph Ratzinger. Ele, seu irmão e sua irmã mais velha escreviam seus pedidos de Natal para o Menino Jesus em uma única folha de papel (para que desperdiçar, né?). Leia o que Joseph pediu em 1934, quando tinha sete anos de idade:
“Querido Menino Jesus, desça rapidamente à terra. O Senhor trará alegria às crianças. Também me traga alegria. Gostaria de um Volks-Schott (um livro de orações), roupas verdes para a Missa (casula, vestes clericais) e uma imagem do Sagrado Coração de Jesus. Eu sempre serei bom. Saudações de Joseph Ratzinger.”
Fonte: Site Aleteia