A igreja é antiga, construída em 1660, mas a Paróquia Nossa Senhora do Loreto foi criada há apenas seis anos (em 12 de setembro de 2013), quando foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. A Paróquia está localizada no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. Dom Fernando Saburido e dom Limacêdo Antonio foram recebidos com festa para a visita pastoral que aconteceu neste final de semana.

Na sexta-feira (31/08) à noite, dom Fernando chegou à Igreja Matriz para presidir a celebração eucarística na abertura da visita e ficou encantado com a alegria dos fiéis, que cantavam uma música em sua homenagem. Composta pelo paroquiano Leandro de Araújo, a música dizia “A Igreja acolhe tua vinda reunida em torno do altar / Vem, ensina o teu povo, mostrando o caminho, vem santificar / Com teus dons, Dom Fernando, vem nos guiar”.

O pároco, padre Acácio Carvalho, e o vigário paroquial, padre Benedito Filho, concelebraram a Eucaristia no sábado à noite e participaram de todos os momentos da visita pastoral. No domingo, o bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Limacêdo Antonio, rezou com os fiéis o Ofício de Nossa Senhora e comandou a reunião do CPP – Conselho Pastoral Paroquial, ao lado do coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares, e do vigário episcopal da área, frei Joaquim da Luz. Na reunião, os representantes das pastorais partilharam os desafios enfrentados em seus trabalhos na comunidade e ouviram as orientações da Arquidiocese.

“É uma região carente, com muitos prédios – alguns condomínios têm mil apartamentos e as pessoas têm sede de Deus”, explicou o pároco. “É importante que mais fiéis se engajem nos trabalhos da Igreja para que possamos atender à população do lugar, oferecendo carinho, ajuda e formação no Evangelho”, completou.

Um dos momentos mais emocionantes do final de semana na Paróquia foi a visita realizada a Seu Otávio, sacristão da matriz que está passando por dificuldades de saúde. A comunidade fez questão de acompanhar dom Fernando na visita, para levar seu carinho, gratidão e apoio ao amigo enfermo. “Foi a primeira vez que vi essa comoção, que a comunidade me acompanhou em uma visita, percorrendo as ruas do bairro e rezando comigo por uma pessoa da Paróquia, inclusive com um carro de som”, comentou o arcebispo. Somente dom Fernando entrou na casa de Seu Otávio, mas em atenção à comunidade que veio em caminhada, o sacristão reuniu forças e foi até a porta, cumprimentar os amigos e rezar com eles. Uma cena que vai ficar na memória de todos.

A visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora do Loreto foi encerrada com missa na capela de São Sebastião no domingo (01/09), presidida pelo arcebispo.

Pascom AOR