

Neste fim de semana, durante a sexta-feira e o sábado, 16 e 17/08, a paróquia São Francisco de Assis, em Timbi, Camaragibe, estava em festa. Pela primeira vez, a paróquia criada há apenas quatro anos recebeu a Visita Pastoral do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e comitiva. O pároco padre Domingos Sávio dos Santos e comunidade paroquial acolheram em caminhada festiva o arcebispo e comitiva arquidiocesana.

Após um diálogo inicial na matriz, o arcebispo participou, à noite, do encontro com o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP). Na ocasião, o arcebispo e comitiva dialogaram para conhecer a realidade das pastorais e suas dificuldades e conquistas.

O segundo dia da visita foi marcado pela gratidão e integração. Dom Fernando, Dom Limacêdo Antônio, o bispo auxiliar, o padre Paulo Sérgio Monteiro, Vigário Episcopal do Vicariato Várzea e comitiva da Arquidiocese encontraram com as crianças da Catequese, com os catequistas e com os jovens da paróquia. Na matriz, o metropolita abençoou os catequistas, assim como os vinte coroinhas e as suas túnicas.



Em seguida, aconteceu o encontro com as Comissões Pastorais Paroquiais dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, do Laicato, da Comunicação Social, da Vida e Família, da Juventude, do Dízimo, da Liturgia e da Ação Social Transformadora.

Em paralelo, dom Fernando Saburido saiu para visitar as comunidades Mãe Rainha, São José e Santa Emília de Rodat, assim como os enfermos das respectivas comunidades. No bairro Alto Santo Antônio, o paroquiano enfermo senhor José Francisco Santana, de 72 anos, casado há 51 anos com dona Nelsina Santana recebeu do arcebispo a Unção dos Enfermos. Há quatro anos o senhor José sofre as consequências do tabagismo e encontra-se em recuperação graças à fé, dedicação e carinho de sua família. Sua esposa relatou que devido aos cuidados que o tratamento do marido exige, a família encontra-se impossibilitada de participar das missas e celebrações na paróquia, mas acompanha tudo pela TV e pelo rádio: “Somos fiéis telespectadores da Rede Vida, TV Canção Nova, TV Aparecida, TV Evangelizar e ouvintes da Rádio Olinda”. Para dona Nelsina, o seu marido receber a Unção dos Enfermos confirma a esperança da cura do corpo e da alma de seu José. “No hospital, os médicos desenganaram o meu marido tempos atrás, enviando-o para ‘morrer’ em casa. Graças a Deus ele tem se recuperado”, relata a paroquiana.

Localizada na Região Metropolitana do Recife, numa área extensa marcada por morros e encostas, a paróquia de Timbi possui seis comunidades, além da matriz: Mãe Rainha, Santa Emília de Rodat, Santa Mônica, Santo Antônio de Pádua, São José e Nossa Senhora do Carmo.

A comunidade Mãe Rainha foi a primeira a ser visitada. Paroquianos parabenizaram o arcebispo com bolo, flores, música e orações, saudando-o pelos seus 10 anos de Pastoreio à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Na comunidade São José, que funciona na residência de uma moradora do Alto Santo Antônio, o arcebispo e comitiva foram acolhidos com simplicidade e carinho. No final da manhã, a comunidade Santa Emília de Rodat, na localidade jardim Beira Rio, bairro Santa Mônica, recebeu a visita do arcebispo. Ainda em construção, a capela está inserida numa região próxima da Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata. Os fiéis narraram a luta pela construção da capela e seu empenho para a conclusão do espaço.

À tarde, dom Limacêdo participou da visita pastoral conhecendo a comunidade Nossa Senhora das Dores e abençoou um terreno doado para a construção das futuras instalações da capela, no loteamento Campestre. O bispo auxiliar conheceu também a capela de Santa Mônica, no bairro do mesmo nome, e incentivou a caminhada dos fiéis, fortalecendo sua devoção.

A capela Nossa Senhora do Carmo acolheu dom Fernando e o pároco, narrando a história da comunidade em Alberto Maia. Na mesma localidade, o arcebispo e o pároco levaram a Unção dos Enfermos às irmãs Helena e Adalgisa, ambas idosas. Dona Helena padece com o Mal de Alzheimer e dona Adalgisa, também doente, cuida da irmã.

A visita pastoral foi encerrada com a celebração Eucarística da Solenidade da Assunção de Maria, na capela Santo Antônio, no bairro Alberto Maia. O arcebispo presidia a Missa concelebrada pelo padre Domingos Sávio. Com a capela lotada, centenas de fiéis mais uma vez expressaram o seu carinho pelo pastor, homenageando o arcebispo e rezando por ele. Dom Fernando mostrou-se satisfeito com o trabalho desenvolvido na paróquia e sugeriu que mais jovens se engajem nas pastorais, buscando dinamizar as ações de evangelização. Após a Santa Missa, o arcebispo e comitiva participaram de um jantar organizado pelo ECC da paróquia. O momento foi de festejar em comunidade a década de pastoreio do arcebispo. Uma lembrança que ficará na memória afetiva dos paroquianos de Timbi.


(Pascom Arquidiocese de Olinda e Recife)