A Pastoral Carcerária da Arquidiocese esteve reunida em 04/07/18, na sede do NE2 da CNBB, no bairro da Boa Vista, região central do Recife, para definir o plano de atividades pastorais do 2° semestre de 2018. Segundo o coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese, Lenilson Freitas, cada unidade prisional – são 12 localizadas no território geográfico da Arquidiocese – desenvolverá atividades lúdicas, religiosas e pedagógicas junto aos reeducandos. Ao todo, as 12 unidades mantêm confinados mais de 22 mil pessoas que cumprem pena privativa de liberdade.
Na última semana de julho, está prevista a realização de curso de formação para novos agentes da Pastoral Carcerária da Arquidiocese. Desde o início de julho até 1° de agosto será feito o recadastramento para todos os membros da Pastoral Carcerária da Arquidiocese. O coordenador adianta também que a Pastoral Carcerária fará uma parceria com as pastorais arquidiocesanas da AIDS e do Povo de Rua, para desenvolverem algumas atividades em conjunto, como por exemplo, encontros de formação, retiro espiritual, dentre outros. Haverá formação específica para os coordenadores e vices-coordenadores das atividades das unidades prisionais. A nova coordenação informa que foi criado um grupo de trabalho e o mesmo já iniciou, em forma de mutirão, a elaboração do Regimento Interno da Pastoral Carcerária, atendendo a solicitação da Pastoral Carcerária Nacional, com a conclusão estimada para o mês de setembro. Para o mês de agosto, está prevista ainda a realização da Semana dos Encarcerados, de 07 a 13/08/2018.
Para encerrar o encontro, o padre Antônio Gomes, pároco da paróquia de São João Bosco (Abreu e Lima), abençoou os participantes da reunião. O padre Antônio Gomes, junto com o vigário paroquial, padre José Pereira são sacerdotes que acompanham a missão profética da Pastoral Carcerária arquidiocesana, levando assistência religiosa a três unidades prisionais de Abreu e Lima: no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed) e Penitenciária Feminina de Abreu e Lima. Como as três unidades prisionais estão na região pastoral do município de Abreu e Lima, a paróquia de Caetés vem prestando assistência à Pastoral Carcerária na cidade.
(Pascom Arquidiocese)