Na tarde desta quarta-feira, 16 de maio, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, atendeu ao convite dos dirigentes da Fetape (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco), para conceder uma bênção na inauguração da nova sede da entidade, no bairro de Santo Amaro, região central do Recife. Mais de 500 pessoas compareceram à cerimônia, entre agricultores, representantes de sindicatos rurais de todos os Polos Sindicais da Fetape no estado, autoridades e parceiros.
O arcebispo metropolitano foi recebido pelo presidente da Fetape, Doriel Barros, que destacou que o prédio é a concretização de um sonho antigo do Movimento Sindical Rural, que foi colocado em prática pela atual Diretoria em parceria com seus sindicatos filiados. Doriel lembrou ainda que a nova sede expressa a força da Fetape no estado, que representa mais de 1 milhão e meio de trabalhadores rurais. “Essa é a casa do homem e da mulher do campo na capital pernambucana. Nesse espaço, eles serão acolhidos com respeito e atendidos com todo o empenho pela nossa direção e equipe de colaboradores”, comentou o presidente da Federação.
A nova sede está localizada na rua Gervásio Pires, nº 876, no bairro de Santo Amaro e recebeu o nome do Deputado Estadual Manoel Santos, em homenagem ao líder sindical e primeiro agricultor familiar a ocupar um assento na Assembleia Legislativa. No mesmo prédio também funcionará, além da sede da Fetape, as instalações da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe) e do Instituto Manoel Santos.
A solenidade de inauguração teve início com o plantio de mudas de cactus Mandacaru e de Pau-Brasil nos jardins da entidade. Em seguida, os dirigentes e parceiros da federação fizeram discursos de agradecimento aos presentes. Um vídeo retratando as antigas instalações da sede da federação foi exibido. A viúva do deputado Manoel José dos Santos, a professora Socorro Silva, fez um agradecimento especial à família de seu saudoso marido e mencionou que seu esposo aprendeu na Igreja os valores necessários para assumir o compromisso de respeito com os trabalhadores do campo. A professora agradeceu a dom Fernando por seu apoio e o diretor da Fetape, Doriel Barros, lembrou que o arcebispo mobilizou a arquidiocese em favor de arrecadar alimentos e água para os irmãos afetados pela forte estiagem que atingiu o semiárido por sete anos.
Em sua fala, dom Fernando explicou que é necessário a todos os grupos investir na unidade, para que os objetivos em benefício da coletividade prosperem. “Sem unidade, sem união, este novo prédio não teria sido concretizado”, frisou o metropolita. Em seguida, dom Fernando rezou com os presentes, participou do descerramento da placa inaugural, abençoou o local e o público presente e seguiu para conhecer as instalações da sede da Fetape.
(Pascom Arquidiocese)