Na noite desta segunda-feira, 14/05, quando a Igreja celebra a festa do apóstolo São Matias, o vicariato Igarassu ganhou um novo vigário episcopal, o padre Hélio Nascimento. Com a saída do padre Alessandro Corazza do vicariato Igarassu, passando a ser vigário episcopal do vicariato pessoal de Ministérios Ordenados e Vida Religiosa e Consagrada a partir do domingo, 13/05, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, deu posse ao padre Hélio como novo vigário episcopal de Igarassu. O metropolita presidiu a missa solene de posse, que foi realizada na paróquia de São Francisco de Assis, no bairro Vila Torres Galvão, em Paulista, onde o padre Hélio é pároco desde 2015. Fiéis, familiares, amigos, paroquianos e membros de clero arquidiocesano participaram da missa, deixando a matriz repleta.
A missa foi concelebrada pelo padre Hélio do Nascimento e pelos vigários episcopais da arquidiocese Alexsandro Corazza, monsenhor José Albérico Bezerra, Josivaldo Bezerra, Paulo Sérgio Vieira Leite, padre Paulo Sérgio Monteiro e pelo frei Joaquim da Luz. Há cinco anos o padre Hélio vinha exercendo as seguintes atividades, na Arquidiocese: presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para (Pastorais Sociais), Assessor Eclesiástico da Cáritas Arquidiocesana, Membro da Articulação Arquidiocesana das CEB’s (Comunidades Eclesiais de Base), Assessor do Regional NE 2 da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).
Em sua homilia, dom Fernando destacou a feliz coincidência do dia, quando o evangelho menciona a festa do Apóstolo Matias, que sucedeu a Judas. “Vivemos um momento de sucessão em nossa arquidiocese e muito me alegrou a disposição do padre Hélio em servir. Ao ser convidado a exercer a função de vigário episcopal, dom Fernando lembrou a resposta de padre Hélio: “Se Deus permitir, se o arcebispo chamou, aqui estou.” O arcebispo agradeceu ao padre Sandro Corazza por sua dedicação à frente do vicariato Igarassu e deu as boas-vindas ao novo vigário episcopal.
Durante a missa na matriz de São Francisco, o padre Ivan Maciel, pároco da paróquia de São Gonçalo de Amarante, em Itapissuma, leu a provisão canônica e o monsenhor José Albérico, vigário episcopal de Olinda, leu a ata de posse do padre Hélio como vigário episcopal de Igarassu. Ao assumir a função, o vigário episcopal do Vicariato Igarassu vai prestar assistência e coordenar as atividades do vicariato que possui 15 paróquias instaladas em seis municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Paulista.
Padre Hélio expressou à assembleia o seu contentamento com o novo desafio e o arcebispo ressaltou que o padre Hélio será mantido na paróquia de São Francisco, deixando a presidência da Comissão Arquidiocesana das Pastorais Sociais. Antes da bênção final, o padre Hélio apresentou aos presentes os seus irmãos, madrinhas e familiares.
(Pascom Arquidiocese)