Durante terceiro dia da 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi apresentado ao episcopado de todo o Brasil a ação evangelizadora ‘Cada Comunidade Uma Nova Vocação’. O projeto, iniciado pelas dioceses dos Regionais Sul 2, Sul 3, Sul 4 da CNBB e as dioceses de Osasco (SP), Tefé (AM) e Bafatá no continente africano, tem o intuito de suscitar uma cultura vocacional em toda a Igreja para despertar as mais variadas vocações.

De acordo com o secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, padre Mário Spaki, uma das grandes propostas desta ação evangelizadora é utilizar todos os meios de comunicação à nossa disposição, em especial as redes sociais, para divulgar vídeos que mostram a beleza do chamado de Deus, testemunhos de quem vive sua vocação com alegria. “Na ação evangelizadora Cada Comunidade Uma Nova Vocação, nós divulgaremos aquilo que é positivo, os fatos bonitos, que são tantos. Queremos que a alegria do Evangelho contagie muitos corações”, disse o padre.

Segundo padre Mário Spaki, outro ponto importante do projeto é o convite à oração por todas as vocações. “Propomos que todos os encontros da Igreja, todas as reuniões de pastorais, movimentos eclesiais, organismos e serviços, grupos de reflexão, assim como todas as celebrações comecem ou terminem com uma dezena do rosário, conscientemente, pelas vocações”, completou.

No Mundo

O projeto se alia ao pensamento do Vaticano: esse mês, de modo especial, o Papa Francisco fez um convite à oração pelas vocações. Ele lembra que no dia 22 de abril será celebrado o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, tempo oportuno para o cristão aprofundar o chamado de Deus e pedir que o Senhor envie mais operários para a messe.

Em sua mensagem pela ocasião, o Pontífice fez questão de lembrar que nós não estamos neste mundo por acaso. “Pelo contrário: a nossa vida é fruto de uma vocação divina. E a cada dia, o Senhor continua hoje a nos chamar para O seguir. Só depende de nós ouvir e atender este chamado. Deus é conosco e nos acompanha ao longo das estradas, por vezes tortuosas, da vida. Na diversidade e especificidade de cada vocação, pessoal e eclesial, somos convidados a escutar, discernir e viver este chamado. Ele nos chama à alegria! Os talentos e virtudes a nós concedidos por misericórdia divina não são apenas para realização pessoal, mas são instrumentos de salvação para o mundo”, disse o Pontífice.

O Papa Francisco deixou ainda um conselho: “Não temos de esperar que sejamos perfeitos para dar como resposta o nosso generoso «eis-me aqui», nem nos assustar com as nossas limitações e pecados, mas acolher a voz do Senhor com coração aberto. Escutá-la, discernir a nossa missão pessoal na Igreja e no mundo e, finalmente, vivê-la no hoje que Deus nos concede”.

Para mais informações sobre a ação evangelizadora Cada Comunidade Uma Nova Vocação, acesse o site vocações.org.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife

No Recife, um evento marca o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A Arquidiocese de Olinda e Recife promove, no dia 22 de abril, a 1ª Romaria das Vocações. A concentração será às 15h no Sítio da Trindade, em Casa Amarela. De lá, leigos e leigas, sacerdotes, religiosos e religiosas saem em caminhada, às 16h, numa procissão animada com músicas e orações até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no alto do morro. Às 18h haverá celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, pela intenção do surgimento de novas vocações (sacerdotais, religiosas e leigas) para a Igreja.

Pascom AOR – com informações do Site CNBB e Portal A12.