Às 9h15 da manhã de hoje, começou oficialmente a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Centro de Eventos padre Vítor Coelho de Almeida, no pátio do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebe o episcopado brasileiro que conta, atualmente, com mais de 300 bispos. Todo o trabalho de preparação para o encontro foi realizado sob a coordenação do secretário-geral, dom Leonardo Steiner, que será substituído no comando da reunião por dom Esmeraldo Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA). O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidente do Regional NE2 da CNBB está presente e levou com ele o monsenhor Limacêdo Antônio da Silva, recém-nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife. Integram ainda a comitiva da arquidiocese dom Manoel dos Reis, dom Severino Batista de França, dentre outros.

 

A estrutura

Colaboradores da CNBB Matriz trabalharam vários meses para deixar prontos todos os documentos, o material de suporte e a logística para o encontro. Sob a coordenação do P. Antônio Silva da Paixão, a equipe do Centro de Eventos se esmerou para deixar um espaço simples, mas iluminado e confortável para que os bispos possam enfrentar jornadas pesadas de trabalho. O plenário, adaptado no centro da quadra poliesportiva foi formatado de modo que todos os participantes tenham uma visão clara da mesa de coordenação dos trabalhos.

Na parte subterrânea do Centro de Eventos ficam localizadas as salas de trabalho para os grupos e o espaço onde os bispos podem conviver nos intervalos. Há ainda capela, escritórios e outras instalações necessárias para o funcionamento do encontro. A secretaria técnica da CNBB tem representantes com plantão permanente na assembleia. Além disso, há um suporte de funcionários que ajuda na execução dos serviços de TI e de reprografia.

Subsecretário Adjunto de Pastoral, Pe. Deusmar Jesus da Silva, coordenou a preparação de encaminhamento da pauta oficial votada pelo Conselho Permanente da CNBB, em outubro de 2017. Coube a ele, a orientação do secretário-geral, a organização da pauta dos dias que os bispos estarão reunidos em Aparecida.

Temas da assembleia

O tema central será: “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”. Além desse assunto, os bispos vão tratar de vários outros temas. Entre eles, estão: Texto sobre novas comunidades, Estatutos da CNBB, Pensando o Brasil: Estado laico, Ano do Laicato, Sínodo da Pan-Amazônia e indicações para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) que serão renovadas em 2019.

Pauta do dia

Além da missa e da abertura solene, transmitidas pelas TVs de inspiração católica, os bispos se ocuparão nesta quarta-feira, 11 de abril, com algumas tarefas estatutárias antes de começarem os debates. A principal destas tarefas será a apresentação do relatório da presidência sobre as atividades desde a última assembleia geral, em maio do ano passado. O Cardeal Sergio da Rocha vai apresentar aos bispos os principais encontros e pronunciamentos da Conferência no último ano.

Consta ainda das tarefas do dia apresentação de uma análise de conjuntura eclesial e os primeiros informes sobre os próximos sínodos: dos jovens e da Pan-Amazônia.

Meeting points: Uma modalidade a mais de relação dos bispos com os jornalistas e mídias que cobrem a 56ª Assembleia Geral da CNBB foi proposta pela assessoria de imprensa da entidade, com o objetivo de aprofundar assuntos referentes à ação da Igreja no Brasil que não necessariamente estão na pauta e que não serão abordados nas Coletivas de Imprensa. É o famoso “Meeting Point”.

O assessor de imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira, explica que esta é uma oportunidade de dar visibilidade aos bispos e realidades mais distantes das pautas jornalísticas. “Neste ano, a assessoria convidou bispos das mais diversas localidades e realidades para darem seus depoimentos e falarem sobre assuntos em voga”, disse.

A proposta é que os “meeting points” aconteçam em cinco dias consecutivos da 56ª Assembleia Geral da CNBB. O primeiro deles já acontece amanhã, dia 12 de abril, às 9h, com o tema “Experiências Missionárias da Igreja no Brasil”. O convidado é o bispo de Estância, dom Giovanni Crippa, que atenderá à imprensa na sala de coletiva da 56ª Assembleia Geral.

O portal A12 (http://www.a12.com) transmitirá ao vivo, os meeting points. Desta forma, além dos jornalistas que estão cobrindo presencialmente o evento, outros jornalistas e o púbico em geral poderão acessar remotamente os conteúdos da assembleia.

Confira, abaixo, a programação completa dos meeting points:

“MEETING POINTS”
LOCAL: Sala de Coletiva da 56ª Assembleia Geral
Horário: 9h


Data: 12 de abril
Tema: Experiências Missionárias da Igreja no Brasil
Bispo: Dom Giovanni Crippa, bispo de Estância (SE)

Data: 13 de abril
Tema: A vivência do Laicato na Igreja no Brasil
Bispo: Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato

Data: 16 de abril
Tema: A experiência da Igreja local nos extremos do país
Bispos: Dom Pedro José Conti – bispo de Macapá (AP)  e Dom Ricardo Hoepers – bispo de Rio Grande (RS)

Data: 17 de abril
Tema: A atuação da Igreja no Brasil sobre a situação dos imigrantes venezuelanos
Bispo: Dom Mário Antônio, bispo de Boa Vista (RR)

Data: 18 de abril
Tema: O desafio de atuação da Igreja nos grandes centros urbanos
Bispo: Dom Walmor Oliveira – arcebispo de Belo Horizonte (MG)

(Fonte: site CNBB)