Na manhã desta terça-feira, membros do Vicariato para a Vida Consagrada da Arquidiocese de Olinda e Recife, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e representantes da Pastoral Vocacional, reuniram-se no auditório da Paulinas Livraria Recife para definir os detalhes da organização da 1ª Romaria das Vocações, que será realizada no dia 22/04 (a partir das 15h), no Recife. As inscrições para a romaria encontram-se abertas até 14/04/18 e as congregações religiosas que pretendem participar deve se inscrever no evento. As inscrições podem ser feitas na Paulinas Livraria ou pelos telefones: (81) 3224-6644 ou 3224-9028 ou pelo whatssap (81) 99850-0220. O Vicariato para a Vida Consagrada lembra que a finalidade da inscrição é para que as congregações possam ser nomeadas durante a romaria e também no Santuário. Assim como também o repasse de informações de como as congregações poderão fazer publicidade de seu carisma no evento. Outra finalidade é para se fazer um folder com o nome da congregação, o carisma de forma sintética e um contato. Será impresso um folder a ser distribuído na romaria para que os jovens possam entrar em contato com a missão que mais se identificarem.
Já estão confirmadas para a romaria a presença das seguintes congregações: Irmãs Franciscanas de Maristela, Irmãs Medianeiras da Paz, Irmãs Sagrada Família, Irmãs Paulinas e Padres e Irmãos Redentoristas. A 1ª Romaria das Vocações traz como tema “Escutar, discernir e viver o chamado do Senhor”, baseado na 55ª mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial de Orações pelas Vocações. O Dia Mundial de Oração pelas Vocações é sempre comemorado no IV domingo de Páscoa e no dia do Bom Pastor. Neste ano, a data será lembrada pelo Vicariato da Vida Consagrada no dia 22/04, com a realização da Romaria, em parceria com o Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Morro da Conceição). A concentração da Romaria acontecerá a partir das 15h, no Sítio da Trindade, Casa Amarela, perto da igreja da Harmonia, e partirá às 16h com os jovens vocacionados e religiosos, em caminhada, até o Morro da Conceição. Às 18h, será realizada a celebração eucarística pelas vocações no Santuário do Morro. A irmã Ivonete Kuerten destaca que ao longo do trajeto da Romaria, que será dividido em 15 estações, haverá estandes para acolhida, com as congregações religiosas apresentando ao povo de Deus os carismas e opções de serviço na vida religiosa.
De acordo com a irmã Francisca das Vitórias, da congregação das Irmãs da Sagrada Família, o principal objetivo da Romaria é dar visibilidade à vida religiosa e consagrada e falar para o mundo e para os leigos da cultura das vocações.
Como testemunhou a irmã Luciene Carlinda dos Santos, da congregação das Medianeiras da Paz, a vida religiosa nasce para responder a uma necessidade pastoral e social. “A vida religiosa é uma resposta concreta de mulheres que felizes doam sua vida para servir a Deus”, resumiu a freira. A irmã Ivonete Kuerten salientou também que a vida religiosa está na região de “fronteiras da evangelização – na escola, nas pastorais sociais, na saúde, na comunicação – citando a iniciativa do padre Tiago Alberione, que ao perceber que o povo de Deus não estava indo até as igrejas, decidiu criar uma nova forma de propagar o Evangelho, fundando uma congregação especializada em comunicar a Boa Nova.
Na reunião, o ponto em comum verificado pelas religiosas presentes foi a alegria em servir a Jesus, como o fator que determinou nelas a escolha em acolher o chamado para seguir a vida religiosa.
Com o objetivo de animar e dinamizar a Pastoral Vocacional nas paróquias arquidiocesanas, os encontros mensais do Cmovic (Comissão para os ministros ordenados e Vida Consagrada da Arquidiocese) acontecem sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, na Paulinas Livraria Recife. As próximas datas são: 24/04, 29/05, 26/06 e 31/07. Informações: 3224-5812.
(Pascom Arquidiocese)