José Fernandes de Oliveira, SCJ, ou simplesmente Padre Zezinho, completa neste 21 de setembro 51 anos de ordenação sacerdotal. A data foi celebrada na missa presidida pelo Papa Francisco na Casa Santa Marta. Padre Zezinho ingressou no seminário dos padres dehonianos aos 11 anos de idade. Ordenado padre aos 25 anos, em 1966 nos Estados Unidos, adotou no ano seguinte o teatro e a música como meios de evangelização e, em 1969, também os meios de comunicação com este propósito.

Em visita à Rádio Vaticano na manhã desta quinta-feira, o Padre Zezinho falou sobre o Papa Francisco, sobre sua participação na celebração e, naturalmente, sobre sua vocação: “Ele tem uma maneira muito bonita de falar, de orar. Participar da missa com ele é realmente uma aula de como se celebrar uma eucaristia. Ele é realmente uma pessoa totalmente entregue ao altar. Fiquei encantado! E também o sermão foi espetacular, em todo o sentido. Ele é um mestre de comunicação. E para mim, que dei aula 32 anos como comunicador e padre e professor, foi mais uma aula que eu gostei de receber do Papa”.

Segundo padre Zezinho, o Santo Padre, em sua homilia, acentuou muito o olhar amoroso de Jesus, que foi capaz de converter Mateus em sua bancada de coletor de impostos. “Jesus olhou Mateus com amor! E isso também me marcou muito, porque o Papa faz a mesma coisa, né?”, questionou o religioso.

Para a reportagem da Rádio Vaticano, Padre Zezinho contou que desde criança queria ser padre. Quando era difícil, dizia “mas eu quis isso”, confessou. Sobre críticas e decepções sofridas durante sua missão, o religioso comentou: “Eu acho que quem pega a sua cruz e segue Jesus, ele sabe que vai ser crucificado. Então não me assustou nem um pouco. Todas as agressões, todas as dificuldades, dentro e fora da Igreja, não atrapalharam. Eu acho que eu consegui entender que eu queria ser padre, custasse o que custasse, eu queria isso. Então fazia parte do sacerdócio. Eu cantei várias vezes isso também”.

Com informações da Rádio Vaticano.