A semana iniciou triste para a comunidade do Carmelo da Imaculada Conceição, em Camaragibe. Na manhã de ontem, a irmã Maria Isabel dos Anjos passou mal e faleceu, durante a celebração da santa missa em honra a Nossa Senhora do Carmo, na capela do convento carmelita. Nesta manhã, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido e o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e vigário episcopal do Vicariato Pessoal para a Vida Religiosa e Consagrada, dom Antônio Tourinho Neto, levaram suas condolências à irmã Mírian, madre superiora das Carmelitas Descalças. A missa de corpo presente foi presidida por dom André Vital Félix, recifense recém-ordenado bispo de Limoeiro do Norte (CE), que era afilhado de oração da irmã Maria Isabel, desde criança. Dom Fernando Saburido fez a encomendação do corpo da religiosa da Ordem das Carmelitas Descalças.
A capela do convento do Carmelo da Imaculada Conceição ficou pequena para acomodar os fiéis, amigos e afilhados de oração da irmã Maria Isabel em seu funeral. Ao lado do altar, na clausura do convento, excepcionalmente aberta para receber exclusivamente os parentes da falecida, estava o caixão, cercado pelo carinho das companheiras de congregação e dos familiares. Entre os presentes, a irmã caçula da freira, Maria Célia Pereira da Ponte, moradora de Sobral (CE), demonstrava a sua emoção: “Guardarei a imagem dela, sempre serena e alegre. Em 2015, minha irmã comemorou 60 anos de vida religiosa e uma vez ao ano, ela passava um mês no Ceará, junto de nossa família.” A irmã Maria Isabel era a quarta filha de um um casal que teve 15 filhos.
Frequentadora do Carmelo de Camaragibe, a paroquiana de São Pio X, Camaragibe, Lucineia de Moura, afilhada de oração da irmã Maria Isabel, estava bastante emocionada com a partida da irmã Isabel. “Parece que estou vendo ela, através da janela da clausura. Sempre trazia um sorriso nos lábios, uma palavra de conforto. Vai fazer muita falta para nós.” Durante a missa de corpo presente, dom André Vital destacou, na homilia, que a irmã Maria Isabel não poderia ter recebido recompensa maior do que encontrar-se com o seu esposo Jesus, em plena Celebração Eucarística. “É claro que a tristeza inunda o nosso coração, mas saber que a irmã Isabel se encontrará na casa do Pai nos conforta”, acrescentou o bispo de Limoeiro do Norte. Concelebraram a santa missa dom Fernando Saburido, dom Antônio Tourinho, os padres Miguel, Izaú e Carlos Fred, vigários da paróquia de São Pio X, Camaragibe, padre Augusto César, vice-chanceler da Arquidiocese, e o padre Carlos Freire, da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Vila da Fábrica, Camaragibe.
Após a missa, dom Fernando Saburido presidiu a encomendação do corpo de irmã Maria Isabel e em seguida, o cortejo seguiu silencioso, para ao cemitério no interior do convento carmelita, onde o sepultamento aconteceu.
A missa de sétimo dia da irmã Maria Isabel será no próximo sábado, 22/07, às 07h, na capela do convento do Carmelo da Imaculada Conceição.
(Pascom Arquidiocese)