Na manhã desta quarta-feira, 22/02, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, participou da abertura do III Congresso Regional de Direito Previdenciário do IAPE/Pernambuco, no bairro de Boa Viagem, zona sul da capital. O congresso é promovido pelo IAPE (Instituto dos Advogados Previdenciários de Pernambuco), com o apoio da OAB (Secção Pernambuco) e reúne advogados especializados em Direito Previdenciário que atuam no Nordeste.
Após compor a mesa de abertura do III Congresso Regional de Direito Previdenciário do IAPE/Pernambuco, o arcebispo Dom Fernando Saburido expressou a sua preocupação com os mais pobres, diante de uma reforma da previdência, no modelo com está a proposta. “Eu penso que a proposta como está é injusta e prejudica uma série de direitos já assegurados anteriormente aos trabalhadores. Em minhas visitas pastorais, tenho percebido grande apreensão por parte dos paroquianos acerca do tema reforma da previdência.”, salientou o arcebispo. O Dr. Ney Araújo (Presidente do IAPE -Instituto de Advogados Previdenciários de Pernambuco) convidou o arcebispo a participar da abertura do Congresso e explicou os motivos que o preocupam com a reforma da previdência:
“Haverá um empobrecimento das classes menos favorecidas da população em face às novas regras quase impossíveis de se obter aposentadoria. Por exemplo, uma agricultora, que pelo regime de previdência atual, pode se aposentar aos 55 anos de idade e com quinze anos de contribuição, passará a ser exigido -caso seja aprovada a reforma da previdência – para todos os trabalhadores 65 anos de idade e 25 anos de contribuição, com redução de valor da aposentadoria.”, alerta o advogado. Além de Dom Fernando Saburido, também compuseram a mesa de abertura do Congresso o Dr. Ney Araújo, o Deputado Estadual Antônio Moraes, a advogada Luciana de Farias (Presidente do Conselho Federal do IAPE) e o advogado André Luís Marques (Vice-Presidente do Conselho da Federal do IAPE). Detalhando a situação atual do sistema previdenciário brasileiro, o representante da OAB-PE, o advogado Alexandre Vasconcelos, membro da Comissão de Direito de Seguridade Social da OAB, destacou que 70% dos trabalhadores brasileiros ganham apenas um salário mínimo e é justamente esta camada da população que será a mais afetada com uma possível reforma.
Histórico – Sensível às consequências do impacto de uma possível reforma da previdência, notadamente sobre as camadas mais pobres da população nordestina, o arcebispo Dom Fernando Saburido vem se empenhando em articular esforços entre os parlamentares pernambucanos, no sentido de conscientizá-los para modificar a atual proposta de reforma. Em 21/11/16, Dom Fernando Saburido reuniu-se na Cúria Metropolitana, com deputados estaduais e federais que representam a bancada de Pernambuco e conduziu um momento de diálogo e esclarecimento sobre a reforma previdenciária. O encontro também contou com a presença dos advogados especializados em direito previdenciário, Dr. Ney Araújo (Presidente do IAPE -Instituto de Advogados Previdenciários de Pernambuco), do Dr. Almir Reis (Diretor do IAPE) e de Dr. Alexandre Vasconcelos, membro da Comissão de Direito de Seguridade Social da OAB-PE.
(Pascom Arquidiocese)