O Papa Francisco o pedido de renúncia de Dom Aldo di Cillo Pagotto e anunciou o novo administrador da Arquidiocese da Paraíba: Dom Genival Saraiva de França.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, leu hoje em seu programa Bom Dia, da Rádio Olinda, a carta de renúncia de Dom Aldo di Cillo Pagotto, da arquidiocese da Paraíba. Em sua carta, Dom Aldo cita como motivos de sua saída a sua condição de saúde e os conflitos internos e externos provocados por “decisões enérgicas e inadiáveis em relação à reorganização da administração, finanças e recuperação do patrimônio da Arquidiocese”. O agora arcebispo emérito da Paraíba esteve à frente da Arquidiocese por doze anos.
Um decreto assinado pelo Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Ouellet, e pelo Secretário, Ilson de Jesus Montanari, com data de hoje (6), em Roma, anuncia o nome de Dom Genival Saraiva de França como Administrador Apostólico da Arquidiocese.
Mestre em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma, na Itália, o paraibano Dom Genival foi nomeado e ordenado bispo em 2000, em Campina Grande. Foi bispo de Palmares, secretário e presidente do regional Nordeste 2 da CNBB e, atualmente, faz parte da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB.
Pascom AOR
Carta de renúncia de Dom Aldo na íntegra
Carta aberta de Dom Genival na íntegra