CANÇÃO NOVA
A Arquidiocese de Porto Velho (RO) tem um novo arcebispo: dom Roque Paloschi, até então bispo de Roraima. A nomeação, feita pelo papa Francisco, foi anunciada pelo Vaticano na manhã desta quarta-feira, 14.
Gaúcho de Progresso (RS), dom Roque nasceu em 5 de novembro de 1956. Estudou Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (1977-1981) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982-1985). Foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1986 em Bagé (RS) e nomeado bispo de Roraima em maio de 2005. De 2011 a 2015, presidiu o Regional Norte 1 da CNBB.
Na última Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionário, de 15 a 18 de setembro em Luziânia (GO), ele foi eleito presidente da entidade.
Dom Roque Paloschi é também membro da Rede Eclesial Pan-Amazônia (Repam), fruto de uma iniciativa da Comissão Episcopal da Amazônia; do Departamento de Justiça Social do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam); da Conferência dos Religiosos da América e do Caribe e da Caritas, com o apoio de organismos internacionais; do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz do Vaticano e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB.
O novo arcebispo de Porto Velho trabalha na defesa dos direitos dos camponeses e dos povos indígenas contra a agressão das empresas extrativistas que exploram os recursos naturais da Amazônia.
Dom Roque estava na diocese de Roraima há dez anos e agora assumirá o governo pastoral deixado por dom Esmeraldo Barreto de Farias em março de 2015.