PASCOM AOR
As missas dominicais da Paróquia São Pedro Mártir mudam de endereço a partir desta semana. Com a interdição da igreja matriz na tarde desta quinta-feira, 17, as cerimônias religiosas foram suspensas por tempo indeterminado. A Igreja Nossa Senhora do Amparo acolherá as celebrações. O horário também será modificado passando das 9h para às 17h. Os atendimentos ao público estão mantidos na secretaria paroquial, que funciona num imóvel próximo à igreja matriz.
A data da reabertura do templo de 428 anos é uma incógnita. O projeto está pronto foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Cidades Históricas em 2013, mas até agora não há definição sobre a liberação dos recursos para o início das obras.
A Igreja São Pedro Mártir de Verona foi interditada pela Defesa Civil de Olinda após vistorias técnicas realizadas nos meses de agosto e setembro deste ano. De acordo com o laudo, o imóvel apresenta grau de risco crítico. O templo possui danos na estrutura física e problemas nas instalações elétricas e hidráulicas. O documento produzido pelo órgão foi entregue ao pároco, monsenhor José Albérico de Almeida. O parecer, assinado pelo engenheiro civil, Josinaldo Oliveira, recomenda que após o fechamento da igreja sejam feitas obras de recuperação de toda a coberta, fachadas externa e interna, portas e janelas, do sino, todo o sistema de sustentação, sala de manutenção e sacristia, banheiros e salas anexas, além de construção de nova escada de acesso ao sino.
A secretária-executiva da Defesa Civil, Kátia Marsol, contou os principais motivos da ação. “Para a comunidade cristã, eu não posso deixar uma igreja sendo utilizada para missas e outros eventos como casamento. Não é aconselhável ninguém permanecer na igreja utilizando certos ambientes que estão com problema. Principalmente por conta do telhado, cujo risco de desabamento é grande”, explicou Marsol.
Monsenhor Albérico tomou posse há dez dias e iniciou o trabalho pastoral e administrativo com grandes desafios. Com o fechamento da igreja principal, o padre afirmou que o momento é de voltar o olhar para as demais comunidades que formam a paróquia. “Vamos investir na evangelização e celebrações nas demais capelas. Já temos a missa na Igreja Catedral – Sé de Olinda às 9h, então vamos transferir a cerimônia dominical para o Amparo com novo horário às 17h. Junto com o Conselho Paroquial vamos pensar nos horários das missas nas demais capelas”, disse o pároco.
Projeto
A Igreja de São Pedro Mártir de Verona teve o projeto de restauro aprovado pela Lei Rouanet, em outubro de 2012, na época orçado em pouco mais de R$ 1,2 milhão. No entanto, no ano seguinte, a reforma foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme publicação no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2013. Passados dois anos, nenhuma intervenção foi realizada, piorando a situação da parte elétrica, hidráulica e estrutural da igreja.