PORTAL A12
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançará nesta segunda-feira, 13, o relatório ‘Conflitos no Campo Brasil 2014’. O documento anual chega a sua 30ª edição como importante instrumento de pesquisa e reivindicação dos direitos dos povos do campo. O lançamento será realizado na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a partir das 14h. Os dados serão disponilizados no site da CPT .
O documento que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, neles inclusos indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais, destaca o número de assassinatos em conflitos no campo, 36, dois a mais que no ano anterior, quando foi registrado o assassinato de 34 pessoas.
“O que chama a atenção em 2014 é que, diferentemente dos anos anteriores, em que se destacava entre os assassinados indígenas e quilombolas, o alvo principal em 2014 foram sem-terra (11); assentados (8); posseiros (7). Mas foi o número de tentativas de assassinato que apresentou o crescimento maior, de 273%. Passaram de 15 em 2013, para 56 em 2014”, destaca a CPT.