No próximo domingo, 27, a Igreja Católica viverá um momento histórico. O papa Francisco conduzirá o rito inédito de canonização de dois dos seus antecessores no pontificado, os bem-aventurados João XXIII e João Paulo II. Em comunhão com Roma, o vigário geral e cura da Catedral Sé de Olinda, monsenhor José Albérico de Almeida, preside a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos dois novos santos, a partir das 9h. Haverá a exposição de duas relíquias, uma de cada pontífice, trata-se de um fragmento ósseo do beato João XXIII e gotas de sangue de João Paulo II.
Além dos objetos sagrados que serão expostos até as 16h para a veneração dos fiéis, monsenhor José Albérico utilizará dois presentes deixados por João Paulo II quando esteve no Recife, em 1980. O sacerdote vestirá a casula – veste litúrgica confeccionada em seda que é utilizada sobre a túnica e a estola durante a missa. A peça foi vestida pelo pontífice para presidir a Celebração Eucarística, que reuniu milhares de pessoas na Ilha de Joana Bezerra. Outro objeto utilizado pelo papa naquela ocasião foi um cálice trazido de Roma, que também fará parte da missa na Sé.
Legados
Dentre os grandes feitos pelos dois santos padres, destaca-se o Concílio Vaticano II, convocado por João XXIII (o papa Bom), que abriu os caminhos para uma Igreja mais globalizada, visto que esta grande assembleia ecumênica teve como orientação fundamental a procura de um papel mais participativo para a fé católica na sociedade, com atenção para os problemas sociais, políticos e econômicos.
João Paulo II seguiu esse caminho de abertura da Igreja, sendo aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo no norte da Europa, bem como na melhora das relações da Igreja Católica com outras religiões. O criador da Jornada Mundial da Juventude também é reconhecido pelo zelo que tinha com a evangelização dos jovens.
As canonizações acontecerão a partir das 10h horário de Roma, 17h aqui no Recife, com transmissão ao vivo no cinema do Rio Mar Shopping.
Biografias
João Paulo II – Karol Józef Wojtyla nasceu em 18 de maio de 1920 em Wadowice na Polônia. Foi eleito Papa em outubro de 1978 e morreu no dia 2 de abril de 2005. Teve um dos pontificados mais longos da Igreja, 27 anos.
Sua beatificação aconteceu em 1º de maio de 2011 numa cerimônia que reuniu mais de 1 milhão de pessoas e foi presidida pelo Papa Bento XVI, em Roma.
João XXIII – Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em 25 de novembro de 1881 em Sotto il Monte, diocese e província de Bérgamo, Itália. Foi eleito Papa em outubro de 1958 e morreu dia 3 de junho de 1963. Foi Beatificado por João Paulo II em 3 de setembro de 2000.
Embora seu pontificado tenha durado menos de cinco anos, escreveu as Encíclicas “Pacem in terris”, sobre a paz, e “Mater et magistra”, sobre a questão social à luz da doutrina cristã. Além disso, convocou o Sínodo romano e instituiu uma Comissão para a revisão do Código de Direito Canônico.
Da Assessoria de Comunicação AOR com informações da Canção Nova