A Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, de 21 a 24 de agosto, o 16º Seminário com os Bispos Referenciais para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e para o Laicato dos 19 regionais da Conferência. O encontro será realizado na casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília – DF

O objetivo do seminário, que tem como tema: “Para uma igreja sinodal em saída para as periferias”, será avaliar o quadriênio 2019-2023 (23° Plano Pastoral) e organizar as propostas para a elaboração do 24° Plano Pastoral. De acordo com a comissão, até o momento, são 58 inscritos, sendo 22 bispos referenciais para as CEB’s e para o Laicato.

Além dos bispos, o seminário terá a participação de representantes do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), da  Ampliada Nacional das CEBs, do Centro Nacional de Fé e Política (CEFEP), do CHARIS e das demais Expressões Laicais da Igreja no Brasil (Movimentos, Associações Laicais, Serviços Eclesiais, Família dos Carismas e Novas Comunidades).

De acordo com a comissão estes bispos têm a missão de acompanhar os organismos, as expressões e movimentos laicais, as CEB’s e animá-los na sua identidade, na sua vocação e missão como cristãos leigos e leigas na Igreja no Brasil.