Neste sábado (18), a Comissão Arquidiocesana Pastoral (CAP) para a Liturgia realizou a 5ª edição do Encontro de Liturgia. O encontro aconteceu nos 13 vicariatos territoriais da Arquidiocese de Olinda e Recife, reunindo agentes das comissões pastorais de liturgia.

A 15 dias do 1? Domingo do Advento, quando obrigatoriamente se fará uso da 3ª edição do Missal Romano, o tema do 5º Encontro de Liturgia foi “A recepção da 3ª edição do Missal Romano”, tendo sido apresentados aos participantes sua história, sua importância e as principais novidades. “Esperamos que a formação possa ajudá-los numa melhor participação da Celebração Eucarística e, em suas comunidades paroquiais, juntamente com os presbíteros e diáconos, fazer da Eucaristia, fonte e cume da vida cristã”, comentou o padre Moisés Ferreira, presidente da CAP Liturgia.

Durante todo o dia, padres, diáconos e leigos debruçaram-se, de forma prática e objetiva, sobre as novas traduções do texto da missa e as orientações para o público fiel. A formação começou pelas equipes de liturgia, que devem ajudar os fiéis quando necessário, garantindo a boa participação na missa. O padre será fundamental para guiar o povo, explicando, na medida do possível, as alterações nas respostas, incentivando o conhecimento da nova edição e o acompanhamento de jornais e publicações atualizadas.

Fotos e notícias chegaram das formações nos diversos vicariatos. O Vicariato Jardim São Paulo realizou sua formação arquidiocesana sobre o Missal no salão paroquial da matriz de São Paulo Apóstolo, sob a orientação do padre Marcelo Júnior.

A igreja matriz de Santo Amaro, sede do vicariato Jaboatão, recebeu os agentes da Liturgia do vicariato para o Encontro Arquidiocesano de Liturgia.

As alterações no Missal Romano foram discutidas na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Engenho do Meio, que é sede do Vicariato Várzea.

Os fiéis do Vicariato Cabo foram orientados por frei Leandro e padre Gilson Batista, no Centro social Armínio Guilherme, da Paróquia Santo Antônio.

No Vicariato Boa Viagem, a formação litúrgica aconteceu na Paróquia de Santo Antônio dos Guararapes, sob a orientação da Irmã Paula Souza, da Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre.

A 3ª Edição do Missal Romano foi apresentada aos agentes de Liturgia do Vicariato Beberibe na matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Beberibe.

Monsenhor Lino e monsenhor Maurício participaram do momento de formação litúrgica do Vicariato Olinda, neste sábado pela manhã. O facilitador foi Glauber Carvalho.

Os agentes de liturgia do Vicariato Ibura reuniram-se para a formação arquidiocesana na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na UR-6.

No Encontro Arquidiocesano de Liturgia realizado no Vicariato Soledade, foi o padre Carlos Eduardo que recebeu os agentes, no auditório da Paróquia Nossa Senhora da Soledade.

No Vicariato São Lourenço, estavam presentes o vigário episcopal Deonilson Nogueira, o padre Thales Figueirêdo e o responsável pela liturgia no vicariato, padre Adriano Araújo. A formação aconteceu na matriz de São Lourenço e foi ministrada por Frei Wanderson.

Os agentes de liturgia do Vicariato Igarassu participaram da formação sobre o Missal no Convento do Sagrado Coração de Jesus. Os assessores foram dom Plácido, padre Josivan e Suerik Andrade.

Foi o padre Lucas Felipe quem ministrou a formação dos agentes de liturgia do Vicariato Vitória. O encontro foi realizado na igreja matriz de Santo Antão.

O Vicariato Paulista foi o único a promover a formação sobre o Missal no período da tarde. O facilitador foi o próprio presidente da Comissão Arquidiocesana Pastoral para a Liturgia, padre Moisés Ferreira. Com a realização desta última formação, a Arquidiocese computou a participação de cerca de dois mil agentes no 5? Encontro Arquidiocesano de Liturgia.

Em todos os lugares por onde se espalhou o 5º Encontro Arquidiocesano de Liturgia, a recepção às mudanças foi positiva. A nova edição do Missal será obrigatória a partir do 1º Domingo do Advento.

Pascom AOR