Durante seis dias, a Matriz da Boa Vista conduz as pessoas a um encontro pessoal com Jesus Sacramentado através da adoração.

A partir deste domingo (19), a Matriz da Boa Vista abre as portas para acolher os fiéis para a 58º Semana Eucarística. Até o dia 24 de novembro, todas as manhãs, leigos e religiosos estarão na Matriz, que fica na Praça Maciel Pinheiro s/n,  no Centro do Recife, para adorar o Santíssimo Sacramento e, logo depois, participar da Santa Missa. Prestes a celebrar sua 60º edição, a Semana Eucarística reflete em 2023 sobre o tema “Eucaristia: Vocação, Graça e Missão”, inspirada no Ano Vocacional vivido pela Igreja do Brasil.

No dia 19, a celebração eucarística começa às 10h. Antes da celebração, uma procissão eucarística sairá da Igreja da Santa Cruz, às 9h30. A partir de segunda-feira, serão refletidos temas como as vocações, sinodalidade e missão. A programação conta com Hora Santa, catequese, testemunhos eucarísticos, celebração eucarística e bênção do Santíssimo Sacramento. Para encerrar a 58° Semana Eucarística, no dia 24 de novembro, o bispo eleito de Afogados da Ingazeira, dom Limacêdo Antonio, estará presente.

Leigos e religiosos dos 14 vicariatos pertencentes à Arquidiocese de Olinda e Recife são convidados a acolher e saudar Jesus Sacramentado.

A Igreja Católica ensina que a Santíssima Eucaristia é concedida aos fiéis como nutrição para a salvação. É a expressão sacramental do amor, revelando um Deus que se entrega por amor a cada indivíduo. Antes de sua crucificação e ressurreição, Jesus desejava deixar uma lembrança duradoura, um memorial que O recordasse eternamente. Esse memorial é a Eucaristia.

Para aproximar a Eucaristia ao dia a dia de quem passa e trabalha no Centro do Recife, a Semana Eucarística acontece mais uma vez. Uma realização da Paróquia do Santíssimo Sacramento da Boa Vista, junto as Comissões Arquidiocesanas de Pastoral para o Laicato e para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, que querem reafirmar o Concílio Ecumênico Vaticano II que disse ser o sacrifício eucarístico fonte e centro de toda a vida cristã, pois é na Santíssima Eucaristia que está contido todo o tesouro espiritual da Igreja.

Histórico – Criada há mais de seis décadas, a Semana Eucarística da Matriz da Boa Vista coloca a Eucaristia, cerne da Igreja, para que o coração da comunidade católica seja nutrido e possa arder por amor a Jesus Eucarístico. Após seis anos sem acontecer, a atividade religiosa foi retomada pelo Movimento Eucarístico Arquidiocesano em 2022, quando em celebração prévia ao 18º Congresso Eucarístico Nacional foi realizada uma procissão pluvial com o Santíssimo Sacramento. A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, conhecida popularmente como Matriz da Boa Vista, é a sede da Semana. A pesquisadora Semira Vainsencher lembra que a Matriz é considerada um dos templos mais bonitos do Recife. Sua construção teve início em 1784, porém os trabalhos só foram concluídos 105 anos depois (em 1889), graças aos novos recursos votados pela Assembleia Provincial de Pernambuco.

Programação:

DOMINGO (19)

09h – Concentração na Igreja de Santa Cruz

09h30 – Procissão do Santíssimo Sacramento a Matriz da Boa Vista (passando pela rua Velha e rua da Matriz)

10h – Celebração Eucarística presidida por dom Limacêdo Antonio (bispo eleito de Afogados da Ingazeira)

SEGUNDA (20) A SEXTA (24)

09h30 – Exposição do Santíssimo Sacramento

09h40 – Hora Santa