Dom Helder Camara faleceu em 27 de agosto de 1999 (Foto: IDHeC)

O Instituto Dom Helder Camara (IDHeC), a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e Arquidiocese de Olinda e Recife organizaram um ciclo de eventos para marcar as duas décadas da morte de Dom Helder Camara. Há 20 anos, no dia 27 de agosto, Dom Helder fez a sua última viagem, deixando um legado de escritos, imagens e um exemplo de vida que apenas os grandes sábios conseguem semear. Para fazer memória da vida profética de Dom Helder, será realizado um ciclo de memória com programação que inclui Missas e lançamento de livros, de 25 a 28/08.

No dia 25/08 (11h), acontece na igreja das Fronteiras uma Missa em homenagem ao padre José Augusto Esteves, que se despede da Capelania das Fronteiras após seis anos. Por questões de saúde, o sacerdote passa a Capelania para o padre Fábio Santos. O padre José Augusto acompanhou dom Helder em seu episcopado e também celebrou por mais de seis anos as missas dominicais na Igreja das Fronteiras. Endereço igreja das Fronteiras: Rua Henrique Dias, s/n, Derby, Recife.

Palácio dos Manguinhos, nas Graças, vai sediar Sarau e lançamento de livro dia 28/08

No dia 28/08 (19h), o Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) lança o livro O Santo revelado – Fotobiografia Dom Helder Camara, no palácio de São José dos Manguinhos, sede da Arquidiocese, nas Graças. Na ocasião, acontecerá um Sarau, com apresentação coreográfica, música e poesia. O sarau promovido pelo IDHeC inspira-se nos saraus que Dom Helder realizava no palácio dos Manguinhos. Este será o terceiro sarau do ano em homenagem a Dom Helder. O primeiro aconteceu na celebração dos 110 anos de nascimento de Dom Helder (07/02/19) e o segundo, na comemoração dos 55 anos da chegada de Dom Helder à Arquidiocese de Olinda e Recife (11/04/19). O livro O Santo revelado reúne mais de 150 imagens narrando a biografia do “Dom da Paz” de maneira diferente e contemporânea. Produzida pelo IDHeC, organizada por Augusto Lins Soares e impressa pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a fotobiografia é uma obra de arte que apresenta também xilogravura e cordel exclusivos da família Borges e ilustrações inéditas de uma novíssima geração de artistas pernambucanos. O sarau será conduzido por Antônio Marinho e contará com apresentação do Balé de Cultura Negra do Recife (Bacnaré), apresentando coreografia de Tiago Ferreira e a participação dos atores Júnior Aguiar e Daniel Barros. Haverá também a participação dos jovens e adolescentes assistidos pela Casa de Frei Francisco, o braço social do IDHeC. Endereço: Cúria Metropolitana (Palácio dos Manguinhos) – Av. Rui Barbosa, 409, Graças, Recife.

No dia 27/08 (19h30), o arcebispo Dom Fernando Saburido preside na Sé de Olinda a Celebração da Esperança, em memória aos 20 anos de dom Helder Camara na Casa do Pai. É na Sé de Olinda onde encontram-se os restos mortais de Dom Helder, sepultados entre os restos mortais de Dom José Lamartine Soares e padre Antônio Henrique Neto, dois amigos muito queridos. Na ocasião, após a Santa Missa, acontecerá a noite de autógrafos de dois livros que resultam de dissertação do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap e que têm como objeto de pesquisa o trabalho desenvolvido por Dom Helder Camara. Os livros contemplados pela noite de autógrafos poderão ser adquiridos no dia 27/08 e são os seguintes:

• “Andar às voltas com o belo é andar às voltas com Deus – a relação de dom Helder Camara com as artes”, de autoria do professor Newton Darwin de Andrade Cabral e Lucy Pina Neta (organizadora), valor R$40,00 e
  • Dom Helder Camara e a Sinfonia dos Dois Mundos, de Cícero Williams da Silva, valor R$35,00.

Endereço: Catedral Metropolitana – Rua Bispo Coutinho, s/n, Alto da Sé, Olinda.