PASCOM AOR
Há 49 anos, a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMC). A data foi instituída pelo Concílio Vaticano II, com o Decreto Inter Mirifica, em 1963. Desde então, todos os anos o Santo Padre escolhe um tema para a reflexão. Em 2015, a família é o centro da mensagem do papa Francisco. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, o DMC será celebrado com Missa na Igreja Santíssimo Salvador do Mundo, em Olinda. O presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação, padre Luciano Brito, presidirá a cerimônia a partir das 9h.
Em comunhão com a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Vida e a Família, a Pastoral da Comunicação (Pascom) quer comemorar a data e ressaltar a importância da família na construção de um diálogo tendo como base a verdade e o amor. Agentes da Pascom e das pastorais, movimentos e serviços voltados para a família celebrarão juntos a data.
Com o tema “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”, o papa toma o diálogo através da linguagem corporal da Visitação de Nossa Senhora a Isabel como ponto de partida para a mensagem. “Com efeito, a primeira resposta à saudação de Maria é dada pelo menino, que salta no ventre de Isabel. (…) O ventre que nos abriga é a primeira escola de comunicação, feita de escuta e contato corporal, onde começamos a familiarizar-nos com o mundo exterior num ambiente protegido e ao som tranquilizador tranquilizador do pulsar do coração da mãe”, destaca o Sumo Pontífice.
A escolha do tema ocorre em um momento em que a Igreja se volta de maneira especial para a família numa atitude de escuta com a realização dos Sínodos, um extraordinário – recém-celebrado – e outro ordinário, convocado para o próximo mês de outubro. Além disso a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), escolheu o dia 15 de maio para comemorar o Dia Internacional da Família. Entre os objetivos estão divulgar a importância da família na sociedade, sublinhar o seu caráter basilar na educação das crianças e alertar a sociedade para os direitos e responsabilidades das famílias.
Comemoração
Os vicariatos e paróquias da arquidiocese também estão com programação especial. Durante toda a semana estão sendo realizadas palestras,debates, encontros formativos, ações sociais, momentos de espiritualidade e celebrações para marcar a data.