Neste fim de semana, a comunidade Obra de Maria realizou na Arena Pernambuco uma grande celebração para marcar os seus 30 anos de existência.  Ao longo dos dias 17, 18 e 19/01/2020, mais de vinte artistas católicos revezaram-se no palco da Arena, abrilhantando a festa que teve como tema “Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5). Missionários, bispos, arcebispos, presbíteros, leigos, membros, consagrados, amigos, parceiros e artistas católicos vinculados à caminhada de três décadas da comunidade participaram do momento celebrativo. Segundo os organizadores do evento, o público presente no estádio foi de 85 mil pessoas e o número de voluntários envolvidos por dia foi de mil pessoas.

Cardeal Kevin Farrel veio pela primeira vez ao Brasil

O primeiro dia da festa contou com apresentações de artistas da Obra de Maria, do frei Gilson e no começo da noite, foi celebrada a Santa Missa presidida pelo cardeal Kevin Farrel, Prefeito do Pontifício Conselho para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano. Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife e mais de 40 bispos do Brasil e do exterior concelebraram a Missa. Pela primeira vez em visita ao Brasil, o cardeal Farrel destacou que o serviço da Charis foi instituído pelo Papa Francisco para congregar todas as correntes da Renovação Carismática.

Em sua saudação inicial, Dom Fernando Saburido destacou que a Obra de Maria contribui para o desenvolvimento da Renovação Carismática e realiza um importante trabalho na Arquidiocese, assumindo inclusive paróquias no território da Arquidiocese em áreas de desafio. Reforçando a corrente de graça da Renovação Carismática, os fundadores da Obra de Maria, Gilberto Barbosa e Maria Salomé foram os anfitriões da festa. Um desfile das bandeiras mostrou a presença da Obra de Maria na América, Ásia, África e Europa.

No sábado, os fiéis acompanharam as apresentações musicais da Orquestra Criança Cidadã, da cantora Adriana Arydes, Irmã Ana Paula, Tony Allysson e as pregações do missionário Dunga. O padre João Carlos dividiu o palco com a cantora Elba Ramalho e juntos interpretaram a canção “Quem me tocou”.  Às 18h, o momento mariano emocionou o público com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, sendo conduzida pelo reitor do Santuário de Juçaral, padre José Júnior. Os fiéis entoavam canções marianas em devoção à Mãe do Salvador. O cantor Luan Santana entrou no palco com o padre Fábio de Melo. O padre Fábio lembrou aos fiéis o quanto é importante o Batismo: “Não esqueça da riqueza da força do seu Batismo. Você tem dentro de você a força da mãe de Deus”, reforçou.

O último dia de festa, no domingo de tarde, o padre Damião Silva animou a procissão Eucarística, que envolveu os fiéis na Adoração ao Santíssimo Sacramento.  Passaram pelo palco da Arena, no domingo, os artistas Eros Biondini, padre Nilson Nunes, Thiago Brado, Colo de Deus, Bruno e Marrone. O encerramento do aniversário foi coroado com a Santa Missa presidida pelo padre Marcelo Rossi, que reavivou no público a devoção a Nossa Senhora e protagonizou momentos de louvor.

Desfile das bandeiras mostrou a representatividade da Obra de Maria no mundo

História da comunidade -A Comunidade Católica Obra de Maria tem sede na cidade de São Lourenço da Mata, zona oeste da capital pernambucana. Gilberto Barbosa e Maria Salomé, respectivamente fundador e cofundadora, são os líderes da comunidade. Atualmente a Obra de Maria está presente em 34 países, com missionários por todo o Brasil e no exterior, principalmente na África, onde administra um projeto que distribui os suprimentos básicos para a população, além de propagar os ensinamentos da Palavra de Deus.

Congresso da Charis Internacional – Dentro da programação comemorativa, foi realizado na casa-mãe da comunidade, em São Lourenço da Mata, o Congresso do Charis Internacional, no período de 15 a 19/01/20.  A formação incluiu uma programação especial para os bispos e a I Conferência Internacional para Líderes das Comunidades Carismáticas. Representando a Arquidiocese de Olinda e Recife, participaram do encontro o arcebispo Dom Fernando Saburido, o bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio da Silva e o Coordenador das Pastorais, padre Josenildo Tavares. Também estiveram presentes líderes de comunidades, como Hamilton Apolônio, da comunidade Boa Nova. O Charis é um novo e único corpo de serviço internacional instituído pelo Papa Francisco em 08/12/2018, para congregar todas as expressões da corrente de graça que é a Renovação Carismática Católica.  É um serviço oferecido a todas as realidades carismáticas existentes. Desde a solenidade de Pentecostes de 2019, em junho, o estatuto do Charis entrou em vigor. A partir daquele momento, o Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica e a Fraternidade Católica das Comunidades e Associações Carismáticas de Aliança deixaram de existir e o Charis, vinculado ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, com a chancela do Vaticano, assumiu o trabalho em benefício de todas as expressões da Renovação Carismática Católica no mundo. A palavra Charis é grega e significa “graça” e “carisma”.

(Pascom AOR)

sábado, os fiéis acompanharam as apresentações musicais da Orquestra Criança
Cidadã, da cantora Adriana Arydes, Irmã Ana Paula, Tony Alisson e as pregações
do missionário Dunga. O padre João Carlos dividiu o palco com a cantora Elba
Santuário de Juçaral, padre José Júnior. Os fiéis entoavam canções marianas em
devoção à Mãe do Salvador. O cantor Luan Santana entrou no palco com o padre
Fábio de Melo. O padre Fábio lembrou aos fiéis o quanto é importante o Batismo:
“Não esqueça da riqueza da força do seu Batismo. Você tem dentro de você a
força da mãe de Deus”, reforçou.