As ruas centrais do comércio de Recife vão se transformar na Via Dolorosa e servir de palco para a 25ª edição da Via-Sacra da Fraternidade, na manhã da quarta-feira, 27 de março. O evento, que celebra o Jubileu de Prata da caminhada, é promovido pela Associação Missionária Amanhecer (AMA) e deve reunir os fiéis católicos em um cortejo emocionante que revive a Paixão de Cristo.

A concentração da Via-Sacra terá início às 7h, no Pátio de São Pedro, onde um público de todas as idades se unirá em orações e cantos. No local, será servido um cafezinho por voluntárias da AMA.

Como gesto concreto dos fiéis participantes, haverá a coleta de alimentos não-perecíveis a serem destinados ao Abrigo São Francisco de Assis, no Cabo de Santo Agostinho (PE), que recebe idosos em situação de vulnerabilidade social.

A partir das 8h, sob a condução do padre João Carlos, o cortejo seguirá pelas ruas centrais da capital pernambucana. As fachadas de14 lojas servirão de parada para cada uma das 14 estações da tradicional Via Dolorosa.

Ao longo do trajeto, os fiéis vão se revezar no carregamento de uma cruz de madeira de mais de 100 quilos, em um gesto de fé, penitência e união. A cada estação, momentos de reflexão e orações irão marcar a caminhada, relembrando os passos de Cristo em sua Paixão e Morte.

O ponto alto da Via-Sacra será a missa de encerramento, a ser celebrada às 10h30, na Basílica da Penha, administrada pelos frades capuchinhos. A cerimônia será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

Para o coordenador e fundador da AMA, padre João Carlos, a Via-Sacra da Fraternidade chega aos 25 anos e se consolida como um evento que proporciona oportunidade de renovar a fé, fortalecer os laços comunitários e refletir sobre o verdadeiro significado da Páscoa.

“Quando nasceu, há 25 anos, a ideia era fazer repercutir, no centro da cidade, o clima da Semana Santa: o clima penitencial, a atenção a Jesus no caminho do Calvário e a solidariedade. Penso que foi tempo suficiente para cumprir esta meta. Inclusive, a Via Sacra se apresenta como um evento que chama a atenção das pessoas, da imprensa, um evento que marca nossa Quarta-feira Santa”, reflete o padre salesiano.

Via Sacra da Fraternidade
Quarta-feira Santa, dia 27 de março de 2024, no centro do Recife.
Concentração: Pátio de São Pedro – às 7h
Haverá coleta de alimentos para entidade beneficente. Fiéis carregam cruz de madeira pesando 100Kg.
A partir das 8h, serão percorridas as 14 estações da Via-Sacra em ruas do centro da cidade, com destino à Basílica da Penha.
Missa de encerramento presidida às 10h30 pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson.