No último domingo, 04/08, o Parque Treze de Maio, bairro da Boa Vista, Recife, foi tomado por caravanas de todos os centros do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) da Arquidiocese de Olinda e Recife, no 21° Vinde a Mim.  A programação do Vinde a Mim incluiu momentos de louvor, recitação do Terço, procissão motorizada trazendo a imagem do Coração de Jesus vinda da igreja de Santa Cruz, onde foi fundado o 1° grupo do Apostolado da Oração no Brasil e palestra com o Diretor Espiritual do Apostolado no Brasil, padre Eliomar Ribeiro, SJ. Em sua palestra, o presbítero fez ecoar as palavras do Papa Francisco: “A oração é o coração da missão da Igreja”.

Padre João Bosco e padre Eliomar Ribeiro motivaram fiéis no Vinde a Mim

Para o padre João Bosco, diretor espiritual do Apostolado da Oração na Arquidiocese, o Vinde a Mim representa um momento de grande confraternização e alegria para os centros do Apostolado da Oração. “Temos ao todo, mais de 169 centros no território arquidiocesano e até no arquipélago de Fernando de Noronha”, revela o religioso. O Brasil é o país com o maior número de centros do Apostolado da Oração no mundo, com mais de 3 milhões de membros, sendo 1 milhão e 600 mil formado por jovens do MEJ.  Na Arquidiocese de Olinda e Recife, o movimento está presente há 152 anos. De acordo com o Diretor Nacional do Apostolado da Oração, padre Eliomar Ribeiro, neste ano o movimento está comemorando 175 anos de atividades no mundo, presente em 98 países e possui 36 milhões de membros.

O ponto alto do Vinde a Mim foi a solene celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e concelebrada por sacerdotes, entre eles o padre João Bosco Costa Lima, diretor espiritual do Apostolado da Oração na Arquidiocese.

Em sua homilia, dom Fernando refletiu que o evangelho do dia ensina a ser feliz: “É possível encontrar o Reino de Deus nos valores ensinados por Cristo”,  destacou o metropolita. Dom Fernando lembrou ainda que o Apostolado da Oração reza e faz missão, levando a mensagem de Deus aos irmãos. Durante a Santa Missa, os celebrantes rezaram em memória da irmã Apolônia, Diretora Espiritual do Apostolado da Oração e pelo missionário holandês padre Gabriel Hofstede, CSsR, que faleceu no dia 1° de agosto, na cidade de Garanhuns.

Vinde a Mim terminou à tarde, após apresentação cultural do MEJ e show do padre Damião Silva. O evento foi transmitido pela Rádio Olinda, emissora da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Procissão das Bandeiras das 140 paróquias da Arquidiocese onde existem centros do Apostolado da Oração

(Pascom AOR)