O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta vai presidir a Celebração Eucarística, além da apresentação do marco do Congresso, almoço com os pobres e retomada das inscrições No Dia Mundial dos Pobres, proposto pelo Papa Francisco há cinco anos e comemorado no domingo anterior à Solenidade de Cristo Rei, a Arquidiocese de Olinda e Recife realiza no próximo domingo, 14 de novembro, a Cerimônia de Relançamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, na rua do Imperador, área central do Recife. O evento irá contar com três etapas. A partir das 12h, um almoço vai ser oferecido as famílias em situação de rua da localidade e aos religiosos presentes, entre eles, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido e o auxiliar, Dom Antônio Limacêdo. Na ocasião, vão ser ofertadas 400 refeições servidas em pratos e dispostas com dignidade em mesas na rua Frei Vicente Salvador, entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco e o Convento Santo Antônio, na mesma região. Atividades lúdicas, com brinquedos infláveis vão animar e acolher as crianças dessas famílias. A partir das 14h, a programação cultural começa com o padre Damião Silva, anfitrião da Festa recebendo os demais convidados: padre João Carlos, Cristina Amaral e Dudu do Acordeon. Um coral com 50 vozes irá compor a programação musical da Celebração Eucarística, com início às 16h. O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta irá presidir a Celebração Eucarística, concelebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, pelo auxiliar, Dom Limacêdo e pelos bispos pertencentes ao Regional NE2. No final da celebração, Dom Fernando Saburido vai abençoar a sede definitiva da Casa do Pão, marco deste Congresso. O relançamento do CEN marca também a inauguração da sede provisória da Casa do Pão, que irá funcionar em um ponto próximo a sede definitiva, ofertando refeições todas as terças[1]feiras a tarde, a partir do próximo dia 16, visando assim um dos serviços que vão ser prestados a comunidade local após a realização do 18º CEN. Ainda dentro da programação do relançamento, será divulgada a retomada das inscrições, através do site cen2020.com.br, para o Simpósio Teológico, para os Voluntários, para o Coral e demais serviços das Comissões do Congresso. Uma estrutura vai ser montada no cruzamento das ruas do Imperador e 1º de Março, na área central da capital pernambucana e que irá servir de palco para programação cultural e altar para a Santa Missa.

Toda a extensão do primeiro logradouro vai ser reservada para o evento, visando uma melhor acolhida das pessoas que vão vir das 150 paróquias pertencentes a Arquidiocese, bem como o público católico das demais dioceses vizinhas, além de bispos, presbíteros e diáconos. Aqueles que optarem por estar presencialmente, vão ser informados pelos voluntários sobre as orientações sanitárias da Secretaria de Saúde de Pernambuco no combate a Covid-19 em eventos aberto ao público. A Celebração Eucarística vai ser transmitida pela da TV Evangelizar (canal local aberto 47) e a Rádio Olinda FM 105,3, bem como as redes sociais da Arquidiocese de Olinda e Recife vão fazer a cobertura integral do evento. O Relançamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional vai contar com uma equipe de cerca de 350 voluntários, além dos integrantes das 13 comissões que compõem o 18º CEN, com apoio da esfera pública na prestação dos serviços de infraestrutura, segurança e saúde. De acordo com os organizadores, a expectativa é receber um público de aproximadamente duas mil pessoas. Após dois adiamentos, devido a pandemia da Covid-19, o XVIII Congresso Eucarístico Nacional vai ser celebrado nas cidades de Olinda e Recife. O evento, que inicialmente estava previsto para ocorrer nos dias 12 a 15 de novembro de 2020, agora vai ser celebrado nos dias 11 a 15 de novembro de 2022, com o tema: Pão em todas as mesas, e o lema Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entres eles (cf. At 2,45-47).

Serviço:

Celebração Eucarística de Relançamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional – presidência do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta

Domingo, 14 de novembro de 2021, a partir das 12h Rua do Imperador, Bairro de Santo Antônio / Recife

Programação:

12h – Almoço com as famílias em situação de rua e bispos (presença de Dom Fernando Saburido e Dom Limacêdo);

14h – Programação Cultural – Padre Damião Silva (anfitrião), Padre João Carlos, Cristina Amaral e Dudu do Acordeon (convidados);

15h30 – Chegada do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta ao evento

16h – Celebração Eucarística – Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta (presidência), Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e auxiliar, Dom Antônio Limacêdo e bispos do Regional NE2 (concelebrantes);

Durante a celebração: Divulgação do retorno das inscrições: Simpósio Teológico, Voluntariado e Coral, através do site cen2020.com.br e inauguração da sede provisória da Casa do Pão;

18h – Benção da sede definitiva da Casa do Pão (Rua do Imperador);

18h30 – Fim do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa XVIII Congresso Eucarístico Nacional