Nossa Senhora Auxiliadora

Santuário – Basílica Nossa Senhora Auxiliadora
(Colônia dos Padres Salesianos)

pg-basilica-nsraauxiliadora-from-miguel-igrejaEncravado em meio à Mata Atlântica, o Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora foi construído em 1915, pelo padre italiano Antônio Vellar, a pedido de Dom Bosco. Foi erguido sobre um monolito, uma grande pedra, medindo 36,5m de comprimento, 22m de largura e de aproximadamente 11 metros de altura, localizado no antigo Engenho Suassuna, hoje popularmente conhecido como Colônia dos Padres Salesianos (foto à esquerda feita por Miguel Igreja). O Santuário é de estilo romântico, com forma externa bizantina. No frontispício, encontra-se a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora com 4m de altura. No altar-mor existe um belo nicho onde está uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, confeccionada no Tirol, Áustria, a pedido do Padre Antônio Vellar. O Santuário está vinculado à Basílica de São Pedro, no Vaticano, e concede às pessoas que o visitam as mesmas indulgências propiciadas pela Basílica Romana. Tal vinculação faz com que um grande fluxo de romeiros dirijam-se ao Santuário, especialmente no mês mariano. Do lado externo do Santuário, pg-interior-basilicaembaixo da pedra na qual foi erguida a Basílica, encontra-se a gruta de Nossa Senhora de Lourdes. O espaço é dotado de estrutura para hospedar romeiros.

Programação e atividades

Anuais:
Dia de Nossa Sra. Auxiliadora, com procissão partindo ao meio-dia, da capela de São Sebastião, chegando ao Santuário e celebração de Missa, em seguida – 24/05
– Romaria da Família Salesiana – 2º semestre (data móvel), com procissão partindo às 8h da capela de São Sebastião, chegando ao Santuário, com show, almoço, recitação do terço, confissões e celebração eucarística
Mensais:
– Celebração de Missa em honra a Nossa Senhora Auxiliadora – Todo dia 24 (ao meio-dia).

Contatos:
Pe. Sérgio Lúcio Costa (Reitor da Basílica Santuário)
Pe. Giuseppe Venturelli (Ecônomo do Santuário)
Pe. Rondon Ferreira de Andrade (Diretor da Comunidade)

e-mail: cosal@salesianosrec.org.br
Fone: 81-3481-0322