Juventude

juv1novoDesde 2009, a Comissão Arquidiocesana  de Pastoral para a Juventude existe com este nome, na Arquidiocese de Olinda e Recife. Anteriormente, o segmento existia sob a denominação “Setor Juventude Arquidiocesana”.  O patrono da Comissão Arquidiocesana Pastoral de Juventude é o Padre Henrique, que foi assessor de Juventude na gestão de Dom Hélder Câmara. O objetivo da Comissão Arquidiocesana Pastoral de Juventude é estar presente em todos os nove vicariatos arquidiocesanos, com pelo menos um padre ou um diácono acompanhando a juventude. Atualmente, a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude detecta cerca de quarenta e duas expressões juvenis (carismas/identidades) na circunscrição da arquidiocese metropolitana.juv2

A CAP Juventude tem como missão manter alinhada a comunhão das expressões juvenis, escutando os anseios da juventude e fazendo uma ponte entre a Arquidiocese e as juventudes dos vicariatos. Os pilares prioritários da CAP Juventude são a formação e a articulação com a juventude. Os encontros e atividades da CAP Juventude acontecem na Sede da Cúria Metropolitana, na Casa da Juventude Padre Antônio Henrique Pereira Neto.

Fazem parte desta Comissão as Pastorais da Juventude, Pastoral da Juventude Rural, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Estudantil, Movimento de Schoenstatt, JUMA, JUFEM, Encontro de Jovens com Cristo, Equipe Jovens de Nossa Senhora, Legião de Maria Juvenil, Ministério Jovem da RCC, Movimento Eucarístico Jovem, Comunidade de Jovens Cristãos, Novas Comunidades (carisma juvenil), Boa Nova, Diante do Altar, Obra de Maria e Rainha da Paz.

Atividades:
– Reuniões de acompanhamento: 3º sábado de cada mês;
– Assembleia Arquidiocesana da Juventude (retrospectiva anual e calendário do ano seguinte): dezembro;
– Dia Nacional da Juventude: último domingo de outubro;
– Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ): domingo de Pentecostes.

juv3

Responsáveis:
Presidente da CAP Juventude: Pe. Antônio Gomes
Secretária da CAP Juventude: Jeniffer Oliveira

Contato:
Cúria Metropolitana – Casa da Juventude Pe. Henrique
Av. Rui Barbosa, 409, Graças,
52011-040- Recife-PE
Telefone: 3271-4270 (ramal 256)
comissaojuventudeaor@gmail.com
www.facebook.com/sejuv.olindarecife/?fref=ts