PASCOM AOR

A Igreja de São Pedro Mártir de Verona, localizada no bairro do Carmo, em Olinda, será interditada pela Defesa Civil do município, nesta quinta-feira, 17. O pároco, monsenhor José Albérico de Almeida, acompanhará o trabalho dos agentes e receberá o laudo produzido pelo órgão, às 15h. Com a interdição do templo, por tempo indeterminado, a missa dominical será transferida para a Igreja Nossa Senhora do Amparo.

Construída há 428 anos, a Igreja de São Pedro Mártir de Verona teve o projeto de restauro aprovado pela Lei Rouanet, em outubro de 2012, na época orçado em pouco mais de R$ 1,1 milhão. No entanto, no ano seguinte, a reforma foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme publicação no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2013. Passados dois anos, nenhuma intervenção foi realizada, piorando a situação da parte elétrica, hidráulica e estrutural da igreja.

“O projeto inicial tinha sido feito por um arquiteto por meio de um contrato de risco, ou seja, a Arquidiocese de Olinda e Recife só pagaria após a liberação do recurso. Com a inclusão da igreja no PAC, a arquidiocese teve que pagar pelo projeto e doar os estudos ao programa, e até agora nenhum sinal de reforma”, explica a coordenadora da Comissão para Restauro e Conservação das Igrejas, Telma Liege.

Apesar do fechamento da igreja secular, monsenhor José Albérico de Almeida assegura que não faltará assistência aos fiéis. “Temos uma missa às 9h no Amparo, a ideia é remanejá-la para às 17h, porque nesse mesmo horário da manhã temos a santa missa na Igreja da Sé. Em relação à secretaria, ela funcionará normalmente, pois está instalada em um imóvel ao lado da igreja, mas independente da matriz”, afirma o sacerdote.